Os procedimentos, no total de 1.504, ocorreram em sete dias de horário estendido durante as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul
As ações voltadas às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, promovidas pelo governo de Içara por meio da secretaria de Saúde, incluíram atendimentos com horário estendido nas Unidades de Saúde da Família. Foram sete dias com turno ampliado e o resultado foi de 1.504 pessoas atendidas.
Durante o Outubro Rosa, quatro dias com horário especial, foram realizadas 134 consultas de enfermagem, 204 consultas médicas, 289 preventivos de colo de útero e 106 atendimentos odontológicos. Totalizando 733 atendimentos.
Na campanha Novembro Azul, três dias com horário ampliado, foram feitas 185 consultas de enfermagem, 271 consultas médicas, 257 triagens e 58 atendimentos odontológicos, o que resultou em 771 homens atendidos.
“As campanhas voltadas à saúde da mulher e do homem, outubro rosa e novembro azul, respectivamente, atingiram as metas e objetivos nas unidades de saúde do município e os números provam isso. O público específico teve a oportunidade de fazer sua consulta de prevenção, acompanhamento e tratamento em horário especial pensado especificamente para eles. É gratificante para toda a equipe da saúde, pois nós ofertamos e a população entendeu e participou”, destacou o secretário de Saúde, Sandro Ressler.
“O horário especial foi definido com o objetivo de ofertar os serviços de saúde para homens e mulheres que trabalham o dia todo. A mobilização das pessoas foi importante, pois buscaram atendimento, a realização de exames, e aproveitaram do horário especial para cuidar da própria saúde”, avaliou a coordenadora da atenção primária, Enfermeira Shirley Gazola.
Colaboração: Prefeitura de Içara