Festa organizada pelo Governo de Morro da Fumaça aconteceu ao longo dos últimos cinco dias
Com início na quarta-feira (17), no Distrito de Estação Cocal, e abertura oficial na quinta-feira (18), a Maggiofest 2023 encerrou a programação na noite deste domingo (21). Foram diversas atrações ao longo dos cincos dias, atraindo mais de 20 mil pessoas ao longo de todo o evento.
O presidente da comissão organizadora da Maggiofest, Carlos Sweder, falou sobre o resultado da edição deste ano. “Com muito empenho e cuidado, conseguimos oferecer uma ótima festa, que teve como um dos destaques a forte presença de famílias no evento. Além disso, em nenhum dos dias tivemos contratempos como brigas ou acidentes e, por isso, meu elogio não vai somente para a comissão organizadora, mas também ao público que veio para a festa para prestigiar e aproveitar”, disse.
Dentre as atrações do evento, estava a praça de alimentação, venda de bebidas, feira do artesanato e da agricultura familiar. “Buscamos sempre unir a cidade ao longo da Maggiofest, como por exemplo, oferecendo espaço para os nossos artesãos. O comércio presente na festa movimentou cerca de R$ 50 mil ao longo de toda a programação”, revela o prefeito, Agenor Coral.
Destaques da edição
O primeiro dia da festa aconteceu no Distrito de Estação Cocal e homenageou os 119 anos de colonização do local. Além da missa em ação de graças, o público pode prestigiar a apresentação de danças típicas italianas, do Centro de Educação Infantil (CEI) Luiz Casagrande, e uma peça teatral contando a história da região, da Escola de Educação Básica Municipal (EEBM) Biázio Maragno.
Já no segundo dia, a abertura oficial da Maggiofest contou com a ilustre presença do governador Jorginho Mello, além dos deputados estaduais José Milton e Pepê Collaço. O grande destaque da noite ficou com o tombo de 240 quilos de polenta, que foram servidos gratuitamente para os participantes.
Com a participação de visitantes de diversas cidades, a sexta-feira (19) teve como destaque do dia o Baile da Terceira Idade que atraiu grupos de idosos de sete cidades, sendo seis da região e Imbituba. Durante a tarde também foi realizado o corte do bolo e os participantes cantaram parabéns ao município.
O grande dia da edição foi o sábado (20), data do aniversário do município, que contou com costela de fogo de chão durante o almoço, pagode à tarde e dois grandes shows locais à noite. As duplas Mari e Rafa e Neguinho e Emanuel atraíram grande público que lotou a frente do palco da Praça Maggiofest, fazendo circular mais de 5 mil pessoas ao longo da noite.
Por fim, o evento encerrou no domingo (21) com mais uma edição da Meia Maratona de Morro da Fumaça e do Festival Municipal de Dança, que foi realizado no Ginásio de Esportes Jorge Silva. “Neste ano tivemos a participação de cerca de 300 atletas participantes da prova, que faz parte do calendário oficial da Federação Catarinense de Atletismo. Já no festival, o público pode prestigiar 18 apresentações de dança, realizadas pelas escolas municipais e particulares”, conta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.
Colaboração: Prefeitura de Morro da Fumaça/Comunicação