As participantes dos Clubes de Mães de Içara deixaram os afazeres de casa e a rotina diária junto à família para aprender receitas saudáveis. Elas fazem parte do projeto de extensão da Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc, que proporcionou atividades no laboratório de Nutrição e aprendizado de receitas saudáveis com biscoitos e bolos integrais, sucos diversos e barrinhas de cereais.
“A ideia é que elas passem a pensar nelas em todos os aspectos, percebendo que a idade não interfere nesse cuidado, muito pelo contrário. É preciso se amar primeiro, para depois amar o próximo. Nós queremos que elas cuidem da alimentação, da saúde, do bem estar, que se sintam bonitas e fortes”, coloca a coordenadora do projeto, Valdemira Santina Dagostin.
As receitas foram pensadas para integrar vitaminas e nutrientes que elas mais precisam, desde as fibras ao cálcio. Segundo a ministrante da oficina, Fabiane Fabris, professora do curso de Nutrição, as participantes estavam empolgadas. “Elas perguntavam tudo e queriam saber cada vez mais. A atividade vai contribuir para a promoção de saúde e prevenção de doenças, combatendo as práticas inadequadas de alimentação”, explica.
Dentre as participantes estava Maria Gorete Teixeira, do clube de mães de Rio Acima, que aprendeu a fazer um assado de casca de chuchu. “Foi muito fácil e fica bem gostoso. Reencontrar as amigas e cozinhar essas receitas que só vão trazer benefícios para a minha saúde é muito interessante. A única coisa que quero saber é quando vamos fazer novamente”, brinca a aposentada.
Colaboração: Comunicação Integrada/Unesc