sexta-feira, 29 novembro, 2024
Ultimas noticias

Má conservação das calçadas prejudica passagem de pedestres

Em especial nas primeiras horas do dia, assim como no fim da tarde/início da noite, a região do entorno dos trilhos, no Centro de Içara, torna-se uma verdadeira praça esportiva. São centenas de pessoas que utilizam as calçadas para praticar uma atividade física, seja correndo ou através de uma simples caminhada. Além disso, o espaço registra grande movimento de pedestres ao longo do dia.

Porém, já há alguns anos, uma situação vem causando desconforto às pessoas que utilizam esse caminho. Trata-se da má conservação das calçadas. Inúmeros são os pontos onde falta pavimento, há pisos soltos ou buracos, que oferecem riscos à integridade física dos usuários. Entre essas pessoas, está a acadêmica de Educação Física Lizandra Matheus.

“Corro todos os dias, sempre de manhã. É uma questão de saúde, aproveito que é o período do dia em que tenho folga. Mas, infelizmente, as condições não são as melhores. O risco de se machucar é muito grande. Esta é a realidade. Acho que a prefeitura deveria olhar isso aqui com melhores olhos. Basta um descuido com uma pisada errada para gerar uma grande lesão”, aponta a universitária.

Ela costuma fazer diariamente cinco quilômetros de corrida. “Eu poderia ir para outro lugar, mas teria que sair daqui, talvez ir para Criciúma ou para Vila Nova. Porque no meio da estrada não tem como ser, é muito perigoso. Tem que ser em um lugar exclusivo para esse tipo de atividade. Em Içara, infelizmente, são poucos”, afirma.

Secretaria busca recurso para revitalização

O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arnaldo Lodetti Júnior, informa que há um projeto pronto para revitalização da área, porém, segundo ele, não há viabilidade financeira para executá-lo. “Hoje trabalhamos com duas possibilidades. Uma seria a captação de recursos via estacionamento rotativo, para o qual estamos fazendo uma nova licitação, e outra através do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), mas dependemos de uma sinalização do Estado”, presenta.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis