O Governo de Içara, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai), realizou a entrega da Licença Ambiental de Instalação (LAI) para o Terminal Intermodal Sul (TIS), que será construído em Esperança. O ato ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença de empresários, entidades e membros do poder executivo na manhã desta sexta-feira, dia 2.
A partir da entrega do documento, a construção do local que irá auxiliar as empresas do sul de Santa Catarina e do norte do Rio Grande do Sul a escoarem as cargas com mais agilidade e economia, já pode iniciar. O consórcio do empreendimento será feito pela Ferrovia Tereza Cristina, Grupo Jayme Zanata e Open Market.
De acordo com o gerente de projetos do TIS, Allan Federige, os processos orçamentários já estão sendo feitos e assim que finalizados as obras já serão encaminhadas. “Estamos realizando orçamentos com diversas empresas, inclusive com estabelecimentos de Içara, para valorizar a economia local. Assim que encerramos esta parte já daremos início nos trabalhos”, destaca.
A licença tem validade de 24 meses e deve ser cumprida dentro das regularidades estabelecidas. “Sabemos o quanto o Terminal vai ser fundamental para Içara e região, por isso, tratamos de resolver rapidamente. O pedido foi feito em agosto e fizemos o possível para o quanto antes dar o encaminhamento, que chegou no resultado de hoje”, ressalta o diretor superintendente da Fundai, Tomaz Manoel Cardoso.
O prefeito Murialdo Gastaldon comemorou a execução de mais uma fase para iniciar as obras. “Temos consciência da grandiosidade deste projeto, que será fundamental para nossa cidade e irá trazer um crescimento enorme para a região, este é mais um passo rumo ao começo da realização”, pontua. Já o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin, disse que o TIS será um canal fundamental de transportes de cargas e isso contribuirá também para melhoria no trânsito, facilitando a locomoção do cidadão.
O empreendimento será dividido em quatro etapas, iniciando com quatro mil contêineres por mês. O investimento é de cerca de R$ 10 milhões e irá gerar 80 empregos diretos e 320 indiretos.
Colaboração: Imprensa PMI



















