Equipamentos foram instalados em agosto e, esta semana, Governo Federal reconheceu a UTI.
Os dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) específicos para Covid19 no Hospital São Donato (HSD), foram homologados pelo Governo Federal, via Ministério da Saúde. Isto significa que a UTI foi vistoriada e aprovada pelo Governo e que passará a receber recursos para manutenção.
Os leitos foram instalados em agosto, depois que uma sala desocupada foi adequada para a UTI no hospital. O Governo do Estado comprou e entregou dez monitores e dez respiradores para o funcionamento do espaço.
Segundo o diretor do hospital, Júlio Cesar de Luca, a intenção é manter os equipamentos disponíveis à população mesmo após a pandemia. “Essa homologação vale por 90 dias, prorrogáveis por mais 30. Ou seja, até o fim do ano. O que a gente pretende, depois, é manter estes leitos funcionando e somá-los aos outros 10 leitos de UTI Geral que já temos aqui no hospital”, explica o diretor.
Defasagem de UTI na Região Sul
Ainda segundo o diretor, há demanda suficiente para manter os leitos de UTI. “Não faz sentido fecharmos uma UTI depois da pandemia. Isto não é sequer lógico. Aqui na região temos um déficit de 70 leitos em uma situação normal, sem pandemia. Manter essa UTI depois que tudo isso passar é fundamental não somente para Içara, mas para o sul do estado”, defende De Luca.
Situação Covid19
A UTI específica para a Covid19 no São Donato tem ocupação média de 50% atualmente. “Faz umas três semanas que não passamos dessa média. Isto é muito positivo”, avalia o diretor.
Colaboração: Karol Carvalho