Dentro do projeto de reestruturação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Comarca de Içara, que engloba também Balneário Rincão, ganhou a 3ª Promotoria de Justiça em 19 de janeiro e, desde o dia 6 de março, a unidade conta com uma titular trabalhando. Julia Trevisan de Toledo Barros foi uma das postulantes ao posto e, por ser quem atuava há mais tempo no MP entre os inscritos no edital de remoção, teve o nome homologado pelo Conselho Superior em fevereiro.
A 3ª Promotoria atua nas áreas criminal; no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; na execução penal; e na ordem tributária. Como assumiu a função apenas na última semana, Julia conta que ainda está se familiarizando com os processos e procedimentos em curso. “Ainda não tomei conhecimento de casos específicos, mas já pude perceber que a demanda criminal, que é prioritariamente a minha área de atuação, é muito grande na Comarca de Içara e são muitos os processos que aguardam manifestação do Ministério Público”, revela.
Segundo ela, o volume de trabalho não assusta e os cidadãos podem esperar comprometimento com as causas que exigem sua atenção. “Uma promotora de Justiça comprometida, sobretudo com o combate ao crime e com a busca de rápida punição para os criminosos, que buscará atuar de forma integrada com as demais instituições, como o Poder Judiciário e as Polícias Civil e Militar”, assegura.
Julia salienta que, com a instalação da 3ª Promotoria de Justiça, haverá maior agilidade não só na esfera criminal, mas também nas demais áreas de atuação do Ministério Público. “Com a divisão dos trabalhos, os outros dois colegas promotores de Justiça da Comarca poderão dar mais atenção a outras áreas importantes, como, por exemplo, infância e juventude, moralidade e meio ambiente”, cita.
Especial Jornal Gazeta