O jejum intermitente é considerado uma poderosa estratégia para o emagrecimento se feito de forma correta. É possível emagrecer de forma rápida e segura apenas regulando os horários e as quantidades de alimentos ingeridos.
O jejum é praticado no mundo inteiro, há milhares de anos e inclusive em várias religiões. Consiste em nada mais que ficar certo período do dia sem se alimentar. Todos nós já fazemos esse jejum no período do sono, isso já é natural do nosso organismo. Então, o jejum intermitente pode ser tão simples quanto prolongar esse jejum um pouco mais.
Mas para que essa estratégia auxilie na perda de peso é importante saber o que é permitido comer ao longo do dia.
Para aderir ao jejum intermitente é necessário antes, adequar sua alimentação baseando principalmente em frutas, verduras, legumes e carnes (qualquer fonte de proteína animal). Diminuir a quantidade de carboidratos fará com que você obtenha resultados mais rápidos e é interessante também aumentar um pouco a quantidade de gorduras boas (azeite de oliva, castanhas, abacate).
Comer alimentos de verdade, excluindo os industrializados e processados, ajudará o metabolismo a ter acesso aos seus estoques de gordura corporal mais facilmente. Adaptando seu corpo a uma alimentação com menos carboidratos, você perceberá que a fome vai diminuindo e com isso não será necessário fazer 6 ou 7 refeições por dia.
Mas como funciona o jejum intermitente?
Os métodos comuns envolvem jejuns diários de 16 horas, ou jejum por 24 horas, duas vezes por semana. Mas você pode começar fazendo jejum por 12 ou 14 horas e aumentar na semana seguinte para 16 ou 24horas.
Com o jejum diário de 16 horas você restringe sua alimentação a uma janela de 8 horas (período do dia em que você pode comer). Por exemplo: você pula o café da manhã, come sua primeira refeição ao meio-dia e sua última refeição às 20h.
Já o jejum de 24 horas é feito duas vezes na semana. Exemplo: Se você jantar hoje às 20h, fique até amanhã às 20h sem comer nada. Repita novamente outra vez durante a semana. Mas não se esqueça que para ter efeitos positivos, você deve se alimentar corretamente durante as janelas alimentares.
Nenhum alimento é permitido durante o período de jejum, mas você pode beber água, café, chá e outras bebidas não calóricas (sem adicionar açúcar ou adoçantes).
O jejum intermitente, assim como qualquer mudança brusca na alimentação, necessita do acompanhamento de um profissional.
Contra indicação: O jejum intermitente para portadores de Diabetes Mellitus 1 ou 2 deve ser feito somente com acompanhamento médico para não ocorrer hipoglicemia severa.