Janeiro e suas ressignificações 

Nesta época de início de ano, ouvimos muitas pessoas falando em fazer um ano novo diferente, buscar novas metas e objetivos e até vemos algumas pessoas com seus cadernos de anotações e pensamentos a mil para se programar. Isto é maravilhoso, planejamento é uma estratégia muito inteligente de pessoas que almejam algo maior.

A provocação para um momento de reflexão é a seguinte: Que olhar temos sobre os acontecimentos em nossa vida durante todo o ano e de que forma os interpretamos?

Ressignificar quer dizer que passamos a enxergar situações, pessoas ou acontecimentos de um outro ângulo, que é possível atribuir novo significado as nossas próprias percepções. Assim sendo, nos permitimos mudar. Mudar o que não nos deixa satisfeitos, mudar para ter novos resultados, mudar as relações pessoais ou profissionais fracassadas ou machucadas.

Com outros pontos de vista sobre a vida em si, somos capazes de melhorar o ambiente em que vivemos, ter mais qualidade de vida e estarmos abertos para novas possibilidades. Ressignificar tem a ver com afeto, com a maneira com que as coisas nos atingem ou não. Então, podemos pensar que para obter todo sucesso que almejamos no primeiro dia do ano, é preciso interpretar e compreender diariamente o que nos acontece da maneira mais funcional, mais correta possível. E para isso precisamos compreende nossas emoções e nossos pensamentos.

Uma dica!! Faça um pote que tenha importância para você. Nós psicólogos, utilizamos e indicamos aos pacientes que façam seus potes, da gratidão, da calma, da felicidade, com mensagens diárias sobre o que aconteceu naquele dia e como percebeu aquela determinada situação. Quem sabe seu pote possa se chamar “Pote da Ressignificação”? Abra ele mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente, mas abra e veja quantas modificações você é capaz de realizar em sua vida!!

 

Aline Castagnetti Borges
Psicóloga Clínica CRP-SC 12/14464
Atendimentos em Criciúma e Araranguá. Telefone para contato (48) 9.9944.3533.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis