A instalação da multinacional de fertilizantes TransGas, em Içara voltou a ser debatida nesta quarta-feira, dia 6, com a visita do advogado e representante da empresa, Alexandre Fernandes.
Ele esteve no Paço Municipal apresentando o estágio em que se encontra o empreendimento, considerando Içara entre as opções da região. Inclusive, recomendou que seja realizada visitas tanto nos empreendimentos que já existem na Europa, como na mina de carvão nos EUA – conforme a tecnologia que pretendem aplicar na mineração no Brasil.
Se concretizado, este será o maior investimento privado da história de Santa Catarina. Inicialmente serão introduzidos na economia da cidade 6 bilhões de reais. “Hoje Içara tem uma arrecadação própria de R$ 6 milhões por mês”, explicou o prefeito Murialdo Gastaldon, em entrevista a Rádio Difusora. Traduzindo, se dependente apenas da arrecadação que tem hoje, Içara levaria 83 anos e três meses para conseguir juntar todo o recurso que a empresa pretende colocar na cidade em poucos meses. Trazendo para uma realidade mais próxima da população seria o mesmo que um cidadão que sobrevive todos os meses com um salário mínimo, receber em pouco tempo 728 mil reais. “Muda a realidade da região”, admite o prefeito.
Mas a vinda da empresa não se resume ao investimento inicial. Ela deve ampliar consideravelmente a arrecadação de tributos, tornar Içara referência para a produção de fertilizantes no Brasil e atrair outras indústrias para a região. “Nossa produção de fertilizantes no Brasil vai quase dobrar. Estamos muito confiantes, não podemos dar detalhes, mas posso dizer que sim, a chance de tudo ficar em Içara é grande”, argumenta o Governador Raimundo Colombo.
Colaboração: Imprensa PMI e Anderson de Jesus/Rádio Difusora

Mais de R$ 11 mil são furtados de veículo estacionado no pátio do Santuário
Na tarde de ontem, a Polícia Militar atendeu ocorrência de