Inverno: como manter o foco?

Todo inverno enfrentamos o mesmo desafio: Como manter ou continuar na dieta sem se deixar levar pelas “delícias” da estação?

O desafio é grande, pois além das festas do meio do ano e férias escolares, as baixas temperaturas nos convidam a comer mais e assim “aquecer o corpo” e nos dar aquela sensação de conforto e aconchego.

Nos meses mais frios nosso corpo acaba gastando mais calorias para manter a temperatura corporal estável e por isso precisamos de mais energia. Como resultado acabamos sentindo mais fome, principalmente por alimentos que forneçam bastante calorias na forma de carboidratos e gorduras.

Mas para você que está se perguntando como manter o foco na dieta e não cair nas tentações dessa estação maravilhosa, saiba que sua dieta não precisa ser sinônimo de salada e sopa. O planejamento é sempre a chave para o sucesso.

E o que comer no inverno? Comida de verdade! Assim como na primavera, verão e outono.

Não se limite só porque as temperaturas baixaram. Para driblar a fome, mantenha um bom consumo de proteínas e gorduras boas, pois ambos trazem maior saciedade. Além disso, um discreto aumento na ingestão de proteínas favorece a termogênese, ou seja, você otimiza mais ainda o seu metabolismo.

Dicas:

1- Exercite-se! É fundamental manter a atividade física no inverno, principalmente para quem quer emagrecer.
2- Use e abuse de chás. São ricos em fitoquímicos, antioxidantes e ajuda a te aquecer. (Importante lembrar que NÃO se adoça chás)
3- Faça mais refeições ao dia para controlar a fome optando por lanches proteicos, pois são ótimas opções.
4- O chocolate quente pode ser preparado com leite desnatado ou leite vegetal, cacau 100% e canela em pó. Se quiser adoçar use stévia, xilitol ou néctar de coco.
5- As sopas ou cremes podem ser preparadas com lentilha, ervilha, feijão, quinoa, grão-de-bico, cenoura, abobrinha, couve-flor, peito de frango desfiado ou carne moída.
6- Aproveite para consumir mais temperos e especiarias como canela, gengibre, cravo, cardamomo, pimenta do reino, todos estes são termogênicos naturais.

No inverno ou em qualquer outra estação, a nossa alimentação deve ser balanceada, ou seja, respeitar sempre os princípios de equilíbrio, moderação e variedade.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis