Estudantes catarinenses do ensino superior têm uma nova oportunidade de buscar adesão ao programa estadual de assistência financeira FUMDES. As inscrições para o programa iniciaram nesta semana e seguem até o dia 7 de outubro (segunda-feira), às 19h.
O Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) é destinado para estudantes do ensino superior particular de todo o Estado que, nessa fase de inscrição, devem realizar o cadastro no sistema da Secretaria de Estado da Educação (SED) e entregar os documentos comprobatórios diretamente na instituição em que estão matriculados.
As informações do novo prazo foram publicadas nesta semana pela Secretaria e a Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC), participou de reunião virtual com o diretor de planejamento da Secretaria de Estado da Educação (SED), Marcos Mello e equipe técnica.
O presidente da AMPESC, Cesar Lunkes, reforça a importância de atentar ao prazo para as inscrições e garantir que um número maior de estudantes consiga acessar o programa de assistência financeira do Governo do Estado neste segundo semestre.
As inscrições são destinadas a estudantes de instituições que ainda possuem saldo disponível. Por isso, os estudantes interessados devem confirmar com suas respectivas faculdades, universidades e centros de ensino o status dos recursos. Mais informações no site da SED.
Etapas
Após a encerramento das inscrições no dia 7/10, novas etapas de consultas e análises institucionais ocorrerão, incluindo a correção de cadastros entre os dias 15 e 16 de outubro e a concessão dos benefícios até 18 de outubro.
Fundes
O programa atende estudantes de instituições de ensino superior particulares de todo Estado de Santa Catarina que comprovem carência financeira, sendo destinado auxílio financeiro para continuarem seus estudos. O valor do benefício varia de acordo com a condição socioeconômica do aluno, garantindo que a assistência seja proporcional às suas necessidades e contribuindo para o pagamento das mensalidades. Em contrapartida, os estudantes beneficiados realizam horas de prestação de serviço na área de formação, conforme a porcentagem do benefício recebido.