Por Alexandra Cavaler
A Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Município de Içara deu início, neste mês, à construção da sonhada policlínica. O espaço, que soma em dois pavimentos 516m², mas será edificado para receber o terceiro andar voltado ao comércio, com mais 250m², fica ao lado da sede atual, praticamente em frente à Praça da Juventude Fernando Pacheco. A obra deve ser concluída em 18 meses, segundo o presidente Antônio Valentim.
“Um empreendimento voltado à saúde necessita de documentos diferenciados, pois é regulamentado pela Vigilância Sanitária do Estado, mas com essa liberação em mãos, bem como as licenças municipais, começamos a sonhada obra da policlínica. O novo espaço, além de abrigar as especialidades e exames ofertados, deve contar com atendimento de outros especialistas, exames de raio X e laboratório de análises clínicas”, revelou Valentim.
Além disso, segundo Valentim, após a inauguração uma proposta que está sob estudo deve ser aplicada. “Depois da obra pronta, pretendo abrir atendimento gratuito, mediante cadastro, para as pessoas em vulnerabilidade. Para pessoas que não têm condições de bancar as consultas e os exames que serão ofertados na policlínica”.
Especialidades, exames e convênios
Com três mil aposentados associados e mais 300 do benefício previdenciário (ainda não aposentados) que pagam mensalmente o valor de R$ 40,00, a entidade oferece atendimento médico com oftalmologista, vascular, ortopedia, optometrista, clínico geral, oncologista, cardiologista, dermatologista, dentista (alguns procedimentos diários gratuitos) e psicóloga. Quanto aos exames, no local são feitos eletrocardiograma e ultrassonografia, além da oferta de exames clínicos: hemograma, parcial de urina, colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, creatinina, glicemia, ureia, TGO e TGP.
“Também disponibilizados atendimento jurídico com 10 advogados. Sem contar, que hoje, nosso sistema está todo informatizado, nossa demanda aumentou e foi preciso colocar mais duas atendentes. Vale ressaltar que a cada 15 dias disponibilizamos atendimento oftalmológico gratuito para um público mais carente”, lembrou Valentim, acrescentando que o novo espaço vai abrigar a parte da saúde, mas que a área jurídica, de agendamento de perícia, análise de dados para a aposentadoria e o INSS Digital permanecem no prédio atual.
A Associação também dispõe de atendimento por meio de convênios efetivados junto aos hospitais São Donato e São José, e com a Prefeitura de Içara. “Com o Executivo são, em média, 225 atendimentos por mês por meio de convênio”, disse o presidente, contando que em 2023, foram mais de cinco mil consultas e procedimentos. Já na parte administrativa e jurídica a soma chega perto de quatro mil consultas e orientações.
Fonte: Jornal Tribuna de Notícias