O Governo de Içara inaugurou na noite de sexta-feira, dia 25, a obra de ampliação e reforma da Estratégia Saúde da Família (ESF) no bairro Cristo Rei. São quatro novas salas, além da ampliação da recepção e reformas do consultório odontológico e dos banheiros. A unidade passa a contar ainda com almoxarifado e ambientes específicos para a distribuição e o armazenamento de medicamentos, que anteriormente ocupavam o mesmo espaço.
“A ampliação e reforma do espaço vai proporcionar um ambiente melhor aos usuários e, consequentemente, mais conforto e qualidade no atendimento. Agradecemos a compreensão da população pelos transtornos causados, pois por alguns meses o atendimento precisou ser transferido à unidade do bairro Raichaski”, assinala o secretário de Saúde, Lauro Nogueira.
O prefeito Murialdo Canto Gastaldon destacou a importância do bairro para o município e as obras realizadas até o momento. “O Cristo Rei será o primeiro bairro totalmente pavimentado de Içara e agora está obra veio para edificar ainda mais a localidade”, destaca. “A ampliação mostra que o governo está fazendo o melhor para a cidade. É uma obra para o bairro, para Içara”, completa Sandro.
A obra, que teve ampliação de 138,62m² totalizando mais de 290m² de área construída, foi realizada em parceria entre os governos municipal, do estado e federal, com investimento de 173 mil reais. Na Estratégia são cadastradas 3.870 pessoas, ou seja, 1.121 famílias. São feitos em média, por mês, 1.485 atendimentos que vão desde consultas médicas, odontológicas e visitas domiciliares (médico, enfermeira e agentes de saúde). A unidade está sob a responsabilidade da enfermeira Lívia Leal Della.
O vice-presidente do bairro, Mario de Freitas, frisou a importância da unidade de saúde para os moradores. “Lutamos muito para ver o sonho se tornar realidade e hoje concretizamos esse desejo. A obra será de fundamental importância para todos que dispõe do serviço” enaltece.
Esta foi mais uma obra na área da saúde entregue pelo governo municipal em pouco mais de dois anos e meio. Já foram inauguradas as ESFs dos bairros Jussara, Dembsoki e Raichaski; a ampliação da unidade do Presidente Vargas e do Caps, e a nova sede do Centro de Atenção Materno Infantil (Casmi). Já nos bairros Vila Nova, Liri, Jaqueline e Jardim Silva os espaços estão em construção.
Colaboração: Imprensa PMI