Hoje em dia sabemos da importância de se manter o bom funcionamento do intestino para prevenirmos doenças. A microbiota intestinal saudável mantém e preserva as funções fisiológicas, pois a sua integridade resulta na melhor digestão e absorção dos nutrientes.
Mas precisamos lembrar que nosso intestino é colonizado por inúmeras bactérias (boas e ruins) e o que você consome diariamente influencia na qualidade de energia que essas bactérias são alimentadas e consequentemente o reflexo estará na sua saúde.
Os prebióticos são fibras de carboidratos não digeridas pelo trato intestinal sendo então fermentadas pela microflora, servindo de alimento para as bactérias saudáveis do local e gerando assim, benefícios para o organismo.
Onde encontro?
Os prebióticos estão presentes em alimentos como aveia, semente de linhaça, aspargo, chicória, alho, cebola, tomate, mel, banana verde, farelo de trigo, leguminosas entre outros.
Você também pode encontrar os prebióticos na forma de pó ou xarope para ser incorporados em produtos alimentares como iogurte e pães.
Benefícios
– Alivia a constipação e desconfortos intestinais.
– Favorece a passagem do bolo fecal durante a evacuação, diminuindo a absorção de glicose e os níveis de colesterol, reestruturando a mucosa intestinal.
– Estimula o sistema imunológico.
– Ação positiva na absorção de cálcio, principalmente em adolescentes e mulheres na pós-menopausa.
– Previne câncer de cólon.
– Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.
– Reduz os sintomas da síndrome do intestino irritável.
* Consulte sempre seu nutricionista para que seu plano alimentar esteja de acordo com suas necessidades.