O projeto Etnia na Escola realizará o primeiro Intercambio Cultural de Içara. A ideia é ampliar a valorização dos colonizadores açorianos, africanos, italianos e poloneses dentro da unidade de ensino. A proposta envolve aproximadamente 120 estudantes de seis escolas municipais.
“Nosso objetivo com este intercâmbio e oportunizar aos alunos o contato com outras culturas. Eles poderão trocar informações, dividir conhecimento e somar aprendizado”, destaca a secretária de Educação, Jaqueline dos Santos. As atividades iniciam na próxima terça-feira, dia 8, quando os estudantes da Escola José Fernandes (Açoriano) visitarão a Escola Ignácio João Monteiro (Polonês). Já os estudantes da Escola São Rafael (Italiano) irão à escola Maria Barcelos Puzinski (Polonês).
No dia 9, quarta-feira, a etnia polonesa da unidade escolar Maria Barcelos Puzinski divide sua experiência com os estudantes da escola Paulo Rizzieri (Afro). No dia 10, a troca de conhecimento será entre italianos da Escola Maria Arlete Lodetti e açorianos da Escola José Fernandes. As culturas Afro e Italiana serão debatidas no dia 14 entre as escolas Paulo Rizzieri e Maria Arlete, e no dia 16, as etnias italiana e polonesa entraram no intercâmbio com os alunos das escolas Ignácio João Monteiro e São Rafael.
O projeto Etnia na Escola realiza programação teatro, receita de comida típica, exposições de artesanato e de fotografias. Neste contexto, ocorreu nesta semana um trabalho de consolidação da Associação Polonesa de Içara, com a parceria da Fundação Cultural, onde estiveram envolvidos os descendentes na comunidade de Novo Caravagio. Na ocasião, foi aprovado o estatuto e eleito os membros da diretoria da associação. As funções de cada membro serão definidas na próxima semana.
De acordo com a coordenadora de Artes, Lilian Philippi, as parcerias são fundamentais para a concretização dos trabalhos étnicos, “para a valorização de nossas raízes, de nossa cultura, de nossa história. A equipe da Fundação Cultural tem sido uma grande aliada. Trabalhamos juntos e as coisas estão acontecendo”.
Cronograma do Intercâmbio Cultural Escolar:
Dia: 08/09 Terça feira
1. EMEF José Fernandes (açoriano) vai para EMEF Ignácio João Monteiro (polonês)
Horário: 8h30 Retorno às 11h
2. EMEF São Rafael (italiano) vai para EMEF Maria Barcelos Puzinski (polonês)
Horário: 13h Retorno às 16h
Dia: 09/09 Quarta-feira
EMEF Maria Barcelos Puzinski (polonês) vai para EMEF Paulo Rizzieri (afro)
Horário: 8h30 Retorno às 11h
Dia: 10/09 Quinta-feira
EMEF Maria Arlete B Lodetti (italiano) vai Para EMEF José Fernandes (açoriano)
Horário: 13h30 Retorno às 16h
Dia: 14/09 Segunda-feira
EMEF Paulo Rizzieri (afro) vai para EMEF Maria Arlete B Lodetti (italiano)
Horário: 13h30 Retorno às 16h
Dia: 16/09 Quarta-feira
EMEF Ignácio João Monteiro (polonês) vai para EMEF São Rafael (italiano)
Horário: 13h30 Retorno às 16h
Colaboração: Imprensa PMI