quarta-feira, 12 fevereiro, 2025
Ultimas noticias

Içara terá horário estendido para vacinação contra gripe

A campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 31 deste mês. As pessoas que tem dificuldade para imunização durante a semana, terão o sábado, dia 4, para receber as doses. Em Içara, todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h sem fechar ao meio dia, no chamado “Dia D” da campanha.

Este ano, o Ministério da Saúde disponibiliza as doses para crianças de seis meses a cinco anos completos, gestantes em qualquer período de gestação, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, pessoas a partir de 60 anos de idade, doentes crônicos, mediante apresentação de atestado médico, professores, policiais civis e militares, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Laura Gomes Maté, a meta de vacinação para cada público alvo em Içara é de 90%. “A vacina protege somente contra o vírus da gripe, não protegendo contra resfriados ou outros tipos de vírus respiratórios que podem causar sintomas semelhantes”, alertou.

A enfermeira lembra que uma das preocupações é quanto ao grupo de gestantes que há pouca adesão de vacinação, mas que apresenta grande risco de complicações. “Elas devem estar atentas, pois o risco existe principalmente nos últimos três meses de gestação. A vacina não oferece nenhum tipo de risco ao bebê”, destacou.

No ano de 2018, o estado de Santa Catarina registrou 461 casos de influenza com internação, destes, 59 evoluíram a óbito. Já em 2019, dados levantados até o dia 24 de abril confirmam 13 casos de influenza com internação.

A imunização é um fator fundamental contra o vírus da gripe, mas outras medidas devem ser tomadas para evitar contrair a influenza já que existem outros tipos de doenças com transmissão respiratória.

Dicas para se prevenir contra o vírus influenza:

– Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;
– Utilizar álcool em gel a 70% para higiene das mãos com frequência;
– Utilizar lenços de papel descartável para cobrir a boca ao tossir ou espirar;
– Evitar uso de lenços de pano;
– Não compartilhar utensílios (garrafas de água, copos, talheres, pratos, toalhas de rosto);
– Evitar contato próximo com pessoas gripadas;
– Manter os ambientes limpos e arejados;
– Manter janelas abertas.

 

Colaboração: Moisés de Souza/Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis