Içara receberá nos próximos dias recurso no valor de R$ 60 mil do Ministério da Saúde por meio do programa Qualifar-Sus, programa destinado a melhorias e humanização de assistência farmacêutica. Na região carbonífera, somente Içara e Siderópolis atenderam aos critérios exigidos pelo órgão federal para receber o incentivo.
Conforme o responsável técnico pelo órgão, farmacêutico Fabrício Pagani Possamai, esta é uma oportunidade para qualificar o atendimento farmacêutico do município. “Com a garantia deste recurso, ofereceremos uma melhor estrutura, centrando os serviços de assistência farmacêutica em um local amplo e adequado, facilitando a distribuição de medicamentos e melhorando o acesso do cidadão aos serviços”, explica.
“Esse incentivo possibilitará a compra de nova mobília, e a inauguração de uma sala especifica para o atendimento clinico farmacêutico que iniciará em março. Seremos o primeiro município que irá trabalhar com uma farmácia clinica, com um farmacêutico disponível para a população”, ressalta a secretária de saúde, Lucimara Ferreira. A intenção é atender, inicialmente, os pacientes diabéticos e hipertensos, e, posteriormente, portadores de outras patologias.
Colaboração: Imprensa PMI