A geração de emprego registrada pelo Novo Caged no município de Içara, no mês de janeiro deste ano, registrou saldo negativo, ou seja, houve mais demissões do que admissões no período acima mencionado.
Os números apontam que foram admitidos 1.150 profissionais, mas desligados 1.188, o que aponta menos 38 empregos. Os números desfavoráveis foram identificados no segmento da indústria (-51) e do comércio (-45). Já a agropecuária (+6), construção (+19) e serviços (+33) permitiram com as vagas de empregos geradas, 58 no total, que o saldo não tenha sido maior.
Sobre o Novo Caged
Desde janeiro de 2020, o uso do Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi substituído pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) para parte das empresas, conforme estabelecido pela Portaria SEPRT nº 1.127, de 14/10/2019. Permanece a obrigatoriedade de envio das informações por meio do Caged apenas para órgãos públicos e organizações internacionais que contratam celetistas.
O Novo Caged é a geração das estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.
Colaboração: Alexandra Cavaler