Dados do Caged mostram que a cidade ficou atrás apenas de Criciúma.
O mês de agosto foi positivo na geração de empregos para a cidade de Içara. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), a cidade teve um saldo de 383 contratações formais a mais do que demissões no mês.
Com esse número, considerando as 12 cidades da Região Carbonífera (Amrec), Içara ficou atrás apenas da cidade de Criciúma que obteve saldo positivo de 535 empregos formais.
A seguir, aparecem Urussanga, com 127; Siderópolis, com 124; Nova Veneza, com 114; Forquilhinha, com 106; Morro da Fumaça, com 54; Treviso, com 20; Orleans, com 13; e Cocal do Sul, com 12. Apenas Lauro Müller e Balneário Rincão tiveram mais demissões que contratações, fechando agosto com saldo negativo de cinco e dez empregos, respectivamente.
Saldo positivo na Amrec, apesar da pandemia
Em agosto, a Amrec somou 1.473 contratações a mais do que demissões. Durante o mês, foram formalmente admitidos 6.014 trabalhadores na região, contra 4.541 demitidos no período.
A Região Carbonífera recuperou já todos os empregos formais perdidos durante a pandemia e ainda acrescentou novos postos de trabalho com carteira assinada. No acumulado entre janeiro e agosto, houve 346 admissões a mais que desligamentos.
“Essa é uma notícia realmente muito positiva e confirma o que temos visto no dia a dia, a recuperação da economia depois de tantos problemas causados pelo coronavírus, com a suspensão de atividades e demissões que não puderam ser evitadas. Os empresários reagiram à crise, buscaram alternativas para manter os negócios e os empregos e o resultado é demonstrado nos números”, enaltece o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin.
Colaboração: Karol Carvalho – Com informações de Deize Felisberto