Uma das principais reclamações que são relatadas pela população é a demora em receber atendimento em algum serviço do SUS. Mas essa fila, que acaba se formando, poderia ser evitada se muitas das pessoas que faltam as consultas avisassem. Dados coletados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam que durante os primeiros meses do ano, foram 7.798 faltas, de um total de 76.920 consultas agendadas.
Foram divulgados dados de consultas médicas agendadas pela Atenção Básica, consultas odontológicas, pediátricas, atendimentos de fisioterapia pelo Cefito, Ambulatório de Saúde Mental, Centro de Especialidades Odontologicas (CEO) e relacionadas ao Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Entre os números apurados, os que mais chamam atenção, estão voltados para o atendimento do Ambulatório de Saúde Mental, que abrange os atendimentos de psiquiatria e psicologia, tanto adulto, quanto infantil. Desses, foram marcadas 3.780 consultas, com uma falta de 840 pacientes.
Para colaborar com a diminuição de filas, o paciente que não puder comparecer a consulta, deverá fazer o cancelamento em até 48 horas antes. O cidadão deverá procurar a Unidade de Saúde, ou telefonar para a Secretaria de Saúde para avisar que não poderá comparecer. O telefone da secretaria é o 3431-3734 ou 3431-3700.
Confira o número de consultas marcadas e as faltas nos primeiros meses do ano:
Colaboração: Giovane Marcelino/Imprensa PMI