A cultura açoriana tem tradição em Içara, por isso, o município participou entre os dias 2 e 4 de outubro do 22º Açor – Festa da Cultura açoriana de Santa Catarina. O evento realizado em Bombinhas contou com a participação da Associação Cultural Açoriana de Içara, Escola José Fernandes Silveira, Grupo Reis do Oriente e Fundação Cultural de Içara (FCI), que abrilhantaram a festividade com apresentações e exposição.
O intuito dos içarenses foi enaltecer ainda mais a cultura de um dos povos colonizadores da cidade. “Trabalhamos muito forte com a etnia açoriana em Içara e representá-la em uma festa de tamanha grandiosidade é sempre uma honra”, coloca o presidente da FCI, Daniel Loch. “A nossa tradição é preservadas pelos munícipes que não medem esforços e vê-los dando mostra dos seus trabalhos consolida ainda mais o sentimento de pertencer a um povo que tem orgulho das suas raízes”, pontua o coordenador artístico, João Gabriel da Rosa.
Em três dias o Açor destacou o que de mais autêntico existe na cultura de base açoriana, representado pelo folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade. Participaram da edição 104 instituições culturais, 43 grupos folclóricos, além de seis grupos de canto.
Colaboração: Imprensa PMI



















