Içara disponibiliza Fundo de Aval e garantia a Pequenos Negócios

A microempreendedora individual Adriani Terezinha Porto, que tem um salão no bairro Liri há quatro anos já sabe de onde virá o aval para acessar crédito para as futuras compras de equipamentos ou ampliações do seu empreendimento: do Programa Crédito Cidadão.  Ela, que possui o cadastro de Microempreendedora Individual (MEI), terá muito mais facilidade para realizar essa operação a partir de hoje, a partir da formalização do Programa Crédito Cidadão, que possibilitará acesso ao Micro crédito por meio de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips).   

O Programa prevê a criação de um fundo de aval pela Prefeitura, eliminando burocracias para que Microempreendedores e micro e pequenas empresas acessem serviços financeiros. Nesta quarta, dia 5, a lei foi promulgada na sede de uma dessas instituições, a Instituição de Crédito Solidário – Credisol.

O projeto de Lei que oficializa o Programa foi aprovado, por unanimidade, na Câmara de Vereadores na semana passada, e prevê possibilidade de acesso ao crédito também de Micro e Pequenas Empresas, profissionais autônomos e empreendedores populares, que serão incentivados a formalizarem suas atividades. “Ter acesso ao microcrédito faz total diferença no nosso negócio. Ter esse apoio e aval da prefeitura será excelente para comprar equipamentos e oferecer outras atividades no salão”, enfatizou a Adriani.

A parceria que será formalizada em breve com a Credisol, a primeira Oscip que integrará o Programa, contempla os objetivos do Governo de intensificar ações na área de Trabalho e Renda, da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda. Números apontam que a falta de garantias reais é uma das principais barreiras para o acesso ao crédito produtivo. Com a disponibilização do Fundo, a Prefeitura contribui para diminuir as dificuldades que os empreendedores içarenses enfrentam para atender aos pré-requisitos elencados por instituições financeiras no momento da concessão de um financiamento. “Eu acredito no bom pagamento do empreendedor de Içara. Nós enquanto Governo acreditamos no empreendedor içarense. Portanto, o juro cobrado em razão da inadimplência como normalmente ocorre, não será preciso ficar no mesmo valor, a Credisol oferecerá esse valor muito mais acessível. É a confiança da população no empreendedor da cidade”, destacou o prefeito.

A Credisol não tem fins lucrativos e atua com base numa lei federal, tendo autorização do Ministério da Justiça e do Trabalho para trabalhar. “Içara é a primeira cidade da região sul que está formalizando essa parceria. Criciúma já tem interesse em levar a iniciativa para lá. Sempre falo que um pequeno negócio hoje é o grande de amanhã. Temos que ter essa iniciativa para ajudar essas pessoas, que também tem o sonho de empreender. O que propiciamos à eles é o acesso ao crédito. Não abrimos conta, vamos ao encontro das pessoas, onde elas estão”, colocou o diretor da Credisol Júlio Burigo. “Com este auxílio de crédito ao nosso empreendedor, essa roda vai girando, por isso que Içara está onde está, porque temos empresas de grande, médio, pequeno e micro porte. E é esse trabalho de fortalecimento é muito importante”, acrescentou o vice-prefeito Sandro Giassi.

Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis