A cidade de Içara estará novamente representada na 23ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (Açor). Desta vez, a participação será feita pela Associação Cultural Açoriana, Terno de Reis Reis do Oriente e também pelo projeto Etnia na Escola, da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia. O evento irá ocorrer dos próximos dias 11 a 13 de novembro, em Itajaí.
A coordenadora pedagógica de artes do município, Lilian Rosane Philippi, colocou a importância de fazer parte da momento. "Será a oportunidade de mostrar o que vem sendo preparado ao longo do ano inteiro e trocar experiências com as outras cidades", destacou. Segundo ela, integrações como esta trazem uma bagagem de conhecimento que só tem a engrandecer a cultura local.
Durante todo evento o local será palco das manifestações culturais e folclóricas mais representativas da cultura, que faz parte do estado. Logo na abertura será entregue troféu Açorianidade 2016, homenagem esta que é feita anualmente para pessoas e instituições que se destacaram na pesquisa, divulgação, valorização e principalmente fortalecimento da identidade cultural de base Açoriana.
Neste ano, Içara também foi contemplada com a premiação. Quem receberá o reconhecimento Ilha do Corvo é o artesão Marcionei Fernandes. “Aprendi com meus pais o gosto e a habilidade para desenvolver coisas artesanais e desde pequeno já confeccionava pequenos trabalhos. Para mim estar sendo reconhecido é uma honra imensa”, colocou Fernandes. Hoje ele é membro da Associação Cultural Açoriana e da Academia de Letras e Artes de Içara.
Colaboração: Imprensa PMI