Estatísticas econômicas, sociais e de infraestrutura oferecidas por órgãos oficiais já estão compiladas para a composição do Plano de Desenvolvimento de Içara. O projeto, formado a partir de um recorte aprofundado do planejamento regional em desenvolvimento pela Unesc, avançará agora ao estudo de tendências de sucesso até abril.
A terceira fase será então a elaboração das propostas, neste caso, prevista até maio. O cronograma foi apresentado à diretoria da Associação Empresarial e Içara nesta terça-feira, dia 17. O Plano de Desenvolvimento é um anseio de longo prazo da Acii. O debate, ampliado neste ano com o Município e também com outras entidades, culminou com a definição da Prefeitura pela contratação da universidade para a elaboração.
“Vamos acompanhar o aprofundamento dos dados, pois este é um planejamento fundamental para a cidade”, indica a presidente da Acii, Adriana Mara de Oliveira. Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Brigido, a partir do próximo ano a apresentação será estendida para mais entidades com o propósito de identificar eixos, os projetos estruturantes necessários e ainda aumentar a captação de recursos.
“Será um trabalho em conjunto”, sublinha a doutora, coordenadora do grupo de trabalho da Unesc, Melissa Watanabe. “O resultado será a construção de um projeto que tenha sustentabilidade a longo prazo”, completa o doutor, também professor da pós-graduação de Desenvolvimento Econômico da universidade, Silvio Padori de Oliveira Camilo.
Colaboração: Lucas Lemos/Inoova Comunicação