Evento contou com relatos de mães sobre o Transtorno do Espectro Autista
Uma noite de muita informação e emoção. Assim foi a abertura da 3ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo de Içara, realizada na nesta segunda-feira, dia 3, no Auditório Osvaldo Duarte, do Paço Municipal Ângelo Lodetti. Profissionais da saúde e educação se reuniram com familiares de portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a palestra ‘Acolher para Incluir’, com as psicólogas Ana Paula Donis Viera e Tamires do Nascimento Furmanski.
O evento ainda contou com relatos de mães sobre o TEA, externando os desafios encontrados no dia a dia, as barreiras impostas pela sociedade, e sobre como podemos facilitar a inclusão. “Precisamos que a sociedade inclua e respeite os autistas, que os enxergue como seres humanos. A inclusão começa com a aceitação”, afirma Sandremara Costa, diretora da Associação Beneficente de Apoio ao Autista (ABAA), entidade içarense que recebe o apoio do Governo Municipal.
Serão sete dias de atividades virtuais e presenciais para conscientizar e disseminar informações sobre o TEA. De acordo com um levantamento da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a rede municipal de ensino de Içara tem, atualmente, ao menos 104 estudantes com o diagnóstico médico para autismo.
“Acreditamos na escola inclusiva como um espaço no qual todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de ser e estar e as características individuais sejam marcadas pela igualdade entre as pessoas”, destaca Beatriz Constâncio de Souza, coordenadora pedagógica do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal.
A 3ª Semana Municipal de Conscientização ao Autismo de Içara se encerrará no próximo sábado, com a realização do pedágio da ABAA.
Colaboração: Prefeitura de Içara