Na manhã desta sexta-feira, dia 28, o Hospital São José realizou uma celebração especial de despedida para a Irmã Silvia Regina Freitas, que deixa sua missão na instituição para assumir um novo e importante serviço na Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, o cargo de Conselheira da Província da América Latina e Caribe. Entre abraços, palavras de gratidão e emoção visível, colaboradores, lideranças e Irmãs se reuniram para reconhecer a dedicação, a presença e o legado deixado por Irmã Silvia no hospital.
A trajetória de Irmã Silvia expressa um chamado da infância, quando vivia em um ambiente familiar permeado de fé, valores cristãos e o exemplo inspirador de sua tia, Irmã Maria Adélia Freitas. Foi então que o desejo pela vida consagrada começou a brotar como uma semente plantada por Deus.
“A vocação já está dentro de nós, como um pequeno grão, uma semente que Deus colocou na nossa personalidade”, afirma. Foi durante a Primeira Comunhão que a chama vocacional se acendeu, amadurecendo ao longo da adolescência, até que ela ingressou no Juvenato do próprio Hospital São José.
A partir dali, construiu uma caminhada marcada por estudo, formação espiritual e disponibilidade para servir onde fosse chamada. Atuou como professora, coordenadora pedagógica, responsável por casas de formação no Brasil e no exterior, iniciou comunidades religiosas e retornou ao Hospital São José, onde passou a integrar o setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional e a colaborar com a Pastoral Hospitalar.
“Rezo para que a sabedoria divina nos acompanhe nesta nova missão. Ser Conselheira é viver um processo contínuo de escuta e discernimento, para que prevaleça sempre a vontade de Deus. Quem veste a camisa do Hospital São José carrega um orgulho de vida e de missão. Isso nos anima de maneira muito bonita. A presença de vocês para nós não é simples, é consideração e parceria verdadeira”, enaltece Irmã Silvia.
A gratidão e o reconhecimento da instituição
Durante a homenagem, a direção da instituição expressou o reconhecimento à contribuição de Irmã Silvia e destacou a importância da missão que ela assume na congregação.
“A liderança do Conselho Provincial é, antes de tudo, espiritual. É missão de unir, de animar, de marcar presença nas comunidades. Sabemos que, mesmo assumindo um novo serviço, Irmã Silvia continuará sendo ‘de lá e daqui’. Será uma presença sempre bem-vinda, especialmente porque, agora, ela conhece toda a realidade que vivemos “, garante a diretora institucional do HSJosé, Irmã Terezinha Buss.
Assumir o papel de Conselheira Provincial significa integrar um colegiado responsável por orientar, discernir e animar a vida e a missão da Congregação em diferentes países. Uma tarefa que exige sabedoria, escuta e profunda sintonia com a espiritualidade da instituição.
“Sua presença foi luz, direção e serenidade para cada desafio vivido. Temos a certeza de que o Hospital São José seguirá presente em seu coração, assim como levaremos conosco seus ensinamentos, seu exemplo e seu compromisso com aquilo que é essencial. Que esta nova jornada seja iluminada e cheia da graça de Deus”, finalizam os diretores do HSJosé.



















