sábado, 12 abril, 2025
Ultimas noticias

Hospital São José realiza o 100º transplante renal e celebra um marco histórico para a saúde da região Sul

médico nefrologista da equipe do HSJosé Dr. Bruno Fontes Lichtenfels, o paciente Rui José de Oliveira e a médica nefrologista e coordenadora do serviço de transplantes do HSJosé, Dra. Cassiana Mazon Fraga.

O Hospital São José, de Criciúma, atingiu um marco histórico nesse dia 08 de abril: o 100º transplante renal. Um feito que simboliza muito mais do que um número, representa vidas transformadas, esperanças renovadas e o avanço na medicina da região Sul de Santa Catarina.

O 100º transplante renal realizado pela instituição é um reflexo do compromisso com a excelência, da dedicação da equipe medica e de apoio e da confiança dos pacientes. O beneficiado foi o gaúcho, Rui José de Oliveira, de 74 anos, morador há 12 anos de Criciúma, que fazia hemodiálise há cerca de dois anos e desde junho de 2024 estava na fila aguardando um transplante de rim. Rui viu a esperança renovar após a cirurgia.

“Foi um grande susto quando recebi a notícia que o meu transplante seria realizado. A gente sempre está preparado, mas na hora, não tem como receber essa notícia sem se emocionar. Estou me recuperando muito bem, sendo bem cuidado por uma equipe maravilhosa. A partir de agora é uma nova vida, vou poder planejar passeios, sair de casa, fazer tudo o que não podia antes, claro que com todos os cuidados necessários. Só posso agradecer por essa vida nova que recebi”, conta emocionado o paciente Rui José de Oliveira.

 

Referência no atendimento

O HSJosé já era referência no atendimento a pacientes com doenças renais graves. No entanto, desde sua habilitação para realizar transplantes renais em 2019, o impacto desse serviço foi além dos muros do hospital, passou a ser uma mudança significativa na vida de centenas de famílias, que agora podem contar com um tratamento de alta complexidade, que salva vidas, sem precisar se deslocar para outras cidades.

De acordo com o chefe do serviço de Urologia do HSJosé, Dr. André Rodrigues, o Hospital São José desempenha um papel central nessa conquista, atuando como um pilar de excelência em cuidados da saúde, organização logística, compromisso com a população.

“Esse número representa uma rede de vidas interligadas, doadores, receptores, profissionais e a sociedade, consolidando um legado da medicina humanizada e de alta complexidade. Cada transplante é um recomeço, e 100 recomeços são o resultado desse compromisso com a medicina de qualidade. De forma técnica, significa o fim da dependência da hemodiálise, diminuição de complicações e aumento da expectativa de vida; de forma objetiva acabar com a necessidade de estar ligado a uma máquina em dias fixos na semana, trazendo liberdade e retomada de sonhos e qualidade de vida”, explica o especialista.

 

Agradecimentos

Segundo a nefrologista e coordenadora do serviço de transplantes do HSJosé, Dra. Cassiana Mazon Fraga, cada transplante é uma nova chance de vida.

“O 100º transplante é um marco que mostra a evolução do serviço e a segurança dos procedimentos realizados aqui. Nosso objetivo é continuar ampliando esse atendimento e oferecer sempre o melhor para os pacientes”, explica Dra. Cassiana.

De acordo com especialista, o 100º transplante renal realizado no HSJosé simboliza a esperança para pacientes que passaram anos em hemodiálise. É o alívio de uma família que aguardava ansiosamente por um tratamento melhor, é a confirmação de que a saúde na região está avançando e melhorando a vida de muitos.

“Agradecemos todos que contribuíram na construção deste serviço, em especial: Ministério da Saúde e o Sistema Nacional de Transplante que viabilizaram nosso credenciamento, a Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma e a Central Estadual de Transplantes, coordenado pelo Dr. Joel de Andrade, que realiza um excelente trabalho à frente da doação, captação e distribuição de órgãos. Todos colaboraram e possibilitaram que chegássemos à marca histórica de 100 transplantes renais realizados e mais de 300 pacientes em acompanhamento. Reconhecemos que é devida uma gratidão ainda maior aos doadores e familiares, pelo gesto de amor e bondade ao próximo, bem como aos pacientes que acreditam na nossa equipe”, afirma Dra. Cassiana.

 

Saiba mais:

O HSJosé foi credenciado pela Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina e pelo Sistema Nacional de Transplante em 2019 para atuar na área, assim como todos os médicos que participam dos procedimentos de transplantes. De lá até hoje, mesmo passando por uma pandemia, 100 transplantes renais já foram realizados.

Os transplantes realizados na instituição demonstram a consolidação do serviço de transplantes no Hospital São José, serviço este que está à disposição de toda a população.

 

 

Legenda da foto: médico nefrologista da equipe do HSJosé Dr. Bruno Fontes Lichtenfels, o paciente Rui José de Oliveira e a médica nefrologista e coordenadora do serviço de transplantes do HSJosé, Dra. Cassiana Mazon Fraga.

Atenciosamente,

Jéssica Pereira

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis