Entre corredores de uma instituição de saúde, muitas são as histórias que podem ser vivenciadas. Entre as conversas de pacientes e colaboradores, algumas delas acabam tendo um significado ainda maior, repleto de sonhos e esperança. O Hospital São José foi cenário de uma dessas histórias repletas de significado. Depois de conhecer um pouco mais da história de Andréia Dalmoni Mariani e Alexandro de Souza, o Serviço Social do HSJosé organizou uma bênção de compromisso para o casal que construiu uma vida juntos ao longo de 25 anos.
A celebração aconteceu na capela interna do hospital e teve caráter simbólico e espiritual. Foi, acima de tudo, um gesto de fé, acolhimento e amor. Aos 47 anos, Andréia enfrenta uma longa trajetória de tratamento. Diagnosticada com câncer de mama em 2017 e há pouco tempo com o diagnóstico de um novo foco da doença no pulmão, ela se encontra em cuidados paliativos na instituição.
Mesmo diante das fragilidades impostas pela doença, Andréia mantinha um desejo guardado no coração, o de receber uma bênção ao lado de Alexandro, seu companheiro de vida. “Sempre foi uma vontade minha. Nunca imaginei que fosse acontecer agora, nem nos meus melhores sonhos. Mas quis deixar isso registrado para os filhos. Ter a bênção de Deus na nossa vida faz diferença, principalmente em momentos difíceis”, conta.
Para Andréia, a bênção também carrega um sentido familiar importante. “Quis deixar um exemplo, mostrar que é possível seguir juntos, cuidar da família, reconstruir e continuar”, afirma.
Mobilização pelo sonho realizado
A iniciativa surgiu de forma espontânea dentro do hospital. Durante uma conversa, a história foi acolhida pela equipe, que levou o desejo ao Serviço Social do Hospital São José. A partir daí, profissionais de diferentes setores se mobilizaram para tornar o momento possível. Quando Andréia soube, tudo já estava preparado.
A cerimônia reuniu simplicidade e afeto. O vestido, o buquê, gentilmente doado, a presença do Padre Alexandre Borges e de pessoas que acompanharam o casal tornaram o momento ainda mais especial. “Eu sabia que seria uma bênção, não um casamento. Mesmo assim, foi muito mais bonito do que eu imaginava. Foi algo que vou levar comigo para sempre”, diz Andréia, emocionada.


















