quinta-feira, 14 maio, 2026
Ultimas noticias

Hospital Materno-Infantil Santa Catarina desbloqueia leitos da UTI neonatal

Imagem: Arquivo Hmisc

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc) comunicou nesta quinta-feira, dia 14, o desbloqueio dos leitos da UTI neonatal para novas admissões de pacientes. Em ofício enviado à Gerência Regional da Secretaria de Estado da Saúde, a instituição confirmou encerramento das medidas temporárias de bloqueio parcial adotadas frente à identificação de pacientes colonizados/infectados por Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC) no ambiente da UTI neo.

O documento, assinado pelo diretor-técnico Matheus Bett Neto e pela infectologista Mônica Junkes Antero, informa que, após a adoção integral de medidas epidemiológicas, assistenciais e de biossegurança, foram realizados exames de vigilância microbiológica nos pacientes da unidade, sendo que todos os resultados obtidos apresentaram-se negativos para novos casos de colonização por KPC. Além disso, não foram identificados novos casos relacionados ao cenário monitorado, bem como não houve evidências de transmissão cruzada dentro da UTI neonatal durante o período de acompanhamento epidemiológico.

A avaliação técnica conjunta realizada entre direção técnica, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), médica infectologista responsável e coordenação da UTI neonatal concluiu que o cenário epidemiológico atual demonstra controle da disseminação, permitindo segurança técnica e assistencial para retomada integral das admissões na unidade.

A instituição ressalta ainda que seguirão mantidas todas as medidas preventivas e de vigilância epidemiológica já estabelecidas, incluindo monitoramento contínuo pelo SCIH; manutenção rigorosa das precauções de contato quando indicadas; reforço permanente das práticas de higiene de mãos e limpeza/desinfecção de superfícies; vigilância microbiológica conforme protocolos institucionais e orientação contínua das equipes multiprofissionais quanto às medidas de biossegurança e prevenção de disseminação de microrganismos multirresistentes.

“A presente decisão possui caráter técnico-assistencial, fundamentada na segurança do paciente, responsabilidade sanitária institucional e manutenção da qualidade assistencial prestada aos recém-nascidos atendidos nesta unidade hospitalar”, ressalta o documento.

O Hospital Mterno-Infantil Santa Catarina é administrado pelo IDEAS em parceria com o governo do Estado.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis