Este mês, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU), da Secretaria de Saúde de Içara, deu um passo importante no âmbito da implantação das práticas integrativas, previstas no Sistema de Saúde (SUS). A equipe construiu uma horta circular fitoterápica na Estratégia de Saúde da Família do bairro Liri.
“A formação objetivou a proposta de agricultura urbana com ênfase em agroecologia e projetos de estruturação de Farmácia Viva ou de Farmácia com manipulação de fitoterápicos. O que nos deixou imensamente felizes é que contamos com a presença de colegas de outras unidades de saúde na materialização deste sonho”, contou a enfermeira da Unidade Shirley Gazola Cardoso.
Entre as espécies plantadas estão bálsamo alemão, guaco, gengibre, couve, boldo, cavalinha, malva, hibisco, salsarrapilha, entre outros. “Quem tiver interesse em contribuir com nossa horta, pode ficar a vontade para trazer outros chás para plantarmos em nosso espaço”, acrescentou a nutricionista do NASF, Daiane Cardoso, que também auxiliou na construção do espaço.
Para realizar a obra, o município recebeu a assessoria pela empresa P2 Eventos, por meio da engenheira agrônoma Franciele Zanchet, que mediou o processo. A proposta é estender a cada unidade de saúde do município o projeto com base na medicina tradicional chinesa. “Usando como base pedagógica o relógio do corpo humano que facilita o entendimento do funcionamento do nosso corpo, bem como a área em que cada planta vai atuar, e qual horário o nosso corpo funciona no processo de higienização em cada órgão específico”, ressaltou Shirley que é enfermeira acupunturista. Para a comunidade ter acesso às ervas, é necessário orientação médica ou dos enfermeiros.
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI