A coleta externa de sangue realizada pelo Hemosc em Içara, nesta quinta-feira, dia 23, contabilizou 38 doações e 12 recusas. No período da manhã, 27 candidatos compareceram a unidade de saúde do bairro Jardim Elizabete. A tarde o número caiu para 18.
"A participação foi bastante positiva. Agradecemos a Secretaria pela divulgação e mobilização”, avalia uma das responsáveis pela captação de doadores do Hemosc, Maria Rúbia Pelegrin Zanette.
Lenir Custódio, 57 anos, foi uma das doadoras. Segundo ela, esta foi a segunda vez que doou. “A primeira foi quando minha mãe precisou fazer uma cirurgia cardíaca em Porto Alegre. Achei bastante importante esta ação desenvolvida em Içara que também ajuda a esclarecer as pessoas sobre a importância da doação de sangue. Fui muito bem atendida”, conta.
A aposentada Neli Piuco Serafim já é doadora há anos e também compareceu. "Quando soube que teria esta ação em Içara, esperei para doar aqui. Todos os envolvidos estão de parabéns pela iniciativa".
A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), acompanhou as doações durante todo o dia. “A ação facilitou o deslocamento das pessoas em doarem sangue. Hoje para fazer isso eles têm que ir até o Hemosc em Criciúma. Fui bastante positiva. Ouvimos muitos elogios”, conta o secretário de Saúde de Içara, Lauro Nogueira.
Colaboração: Imprensa PMI