O Grupo de Teatro Revirado irá levar duas peças: “Amor por Anexins” e “Julia”, no Festival Matias de Teatro de Rua em duas cidades do estado do Acre, norte do Brasil. A turnê começa no dia 19 e encerra no dia 22 de setembro. Serão quatro apresentações ao ar livre nas cidades de Rio Branco e Bujari.
O grupo de Criciúma, com os seus três integrantes: Fabio Murillo, Yonara Marques e Reveraldo Joaquim segue nesta terça-feira (16), para o estado nordestino.
Além das peças, o Teatro Revirado de Santa Catarina vai ministrar uma oficina com o tema: “O Corpo de atores e atrizes na Cena” e ainda, realizar o seminário artístico coordenado por Yonara Marques “Debaixo das saias de Yonara, Inês e Júlia: Reflexões Feministas de uma atriz Revirada sobre suas personagens no Teatro de Rua”.
Esta não é a primeira vez que o grupo se apresenta no Acre. “Em 2013 passamos pela capital com as mesmas peças. Agora, retornamos a convite do Festival Matias de Teatro de Rua, explica o diretor do Grupo Reveraldo Joaquim.
Conforme ele, esta participação é uma grande honra e, extremamente necessária a possibilidade de troca cultural que os Festivais proporcionam aos grupos e aos moradores do Acre.
A 6ª Edição do Festival Matias de Teatro de Rua, no Acre, será realizado de 18 a 23 de setembro com apresentações gratuita ao público e acessibilidade em Libras.
O evento também inclui lançamento de livros, oficinas e seminários, além de manifestações artísticas indígenas, hip hop e espetáculos que abordam questões como o clima e as culturas amazônicas. A programação completa pode ser acessada no Instagram oficial do evento @festivalmatiasdeteatroderua.
O projeto é uma realização da Cia Visse e Versa e Comitê de Cultura, financiado pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc), do Governo Federal, por meio do programa Funarte de Apoio à ações continuadas 2023. O projeto também conta com o apoio das prefeituras de Plácido de Castro, Senador Guiomard, Bujari e Rio Branco e a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc-AC) e Federação de Teatro do Acre (Fetac).