Com a entrega, na noite de ontem (quarta-feira, 22), de mais 42 escrituras a moradores do Boa Vista, Aurora e Linha Três Ribeirões, o Governo Municipal de Içara já soma 844 imóveis regularizados desde 2021. “O que vai transformar a vida de cada família que recebeu o documento”, destaca a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Clemilda Francisca Olavio Vianna.
Ela explica que matrícula do imóvel em mãos significa segurança de posse do terreno. “Concede ao proprietário o real direito de acesso aos serviços públicos e, até mesmo, a liberdade de vender e de financiar o bem”, completa.
“E é exatamente o que queremos para todos os içarenses”, acrescenta a prefeita Dalvania Cardoso, lembrando que, por isso, foi criada a Comissão de Regularização Fundiária Urbana. O grupo de trabalho, formado por membros da Secretaria de Assistência Social, do Planejamento, da Fazenda, da Defesa Civil, da Fundação Municipal do Meio Ambiente e da Procuradoria da prefeitura, para ela, permitiu que as pessoas certas trabalhassem pelo fim de anos, décadas de espera de muitos que ganharam, compraram ou herdaram o imóvel.
Como é o caso de Tadeu de Jesus. Ele herdou o terreno com 18 anos e somente agora, com 44, tem a sua situação regularizada. “Agradeço por mim e por todos. Este momento é um marco em nossas vidas”, comemora.
A entrega – o ato aconteceu no Paço Municipal Ângelo Lodetti e contou, também, com a presença de representantes das empresas Ghizzo Engenharia e Topografia, Incogen do Brasil e Manogeo.