Em 2025, o Governo de Santa Catarina promoveu um amplo reforço na estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), com foco na modernização da frota, ampliação da capacidade de resposta e qualificação do atendimento pré-hospitalar. Ao longo do ano, foram destinados recursos para fortalecer e expandir o serviço em todas as regiões do estado.
Com investimento de R$ 5,7 milhões, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou 12 novas motolâncias, cinco mil peças de uniformes aos profissionais do SAMU, além de 25 ventiladores pulmonares, 33 aparelhos de ultrassom e 33 compressores torácicos externos automáticos. Foi a primeira vez que todas as Unidades de Suporte Avançado (USAs) passaram a contar com esses equipamentos, permitindo assistência contínua e padronizada durante manobras de reanimação e garantindo maior qualidade no atendimento à população.
Também foram investidos R$ 7,4 milhões na entrega de 20 novas ambulâncias do SAMU aos municípios catarinenses. Os veículos são equipados com tecnologia de ponta, que possibilita atendimentos mais eficientes e a redução do tempo de resposta — fator decisivo para aumentar as chances de sobrevivência e minimizar sequelas nos pacientes.
“Com o passar dos anos, o SAMU de Santa Catarina evoluiu e hoje oferece cobertura em 100% do território catarinense por meio do telefone 192, consolidando-se como referência entre os serviços de atendimento móvel de urgência do país. A frota conta com 30 Unidades de Suporte Avançado, sete ambulâncias inter-hospitalares ou UTIs de transporte e 104 Unidades de Suporte Básico. Para garantir maior agilidade em locais de difícil acesso, o serviço dispõe ainda de cinco motolâncias em operação e sete aeronaves com equipes do aeromédico do SAMU”, destaca o superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Antônio Fonseca.
Modernização
Empenhado em ampliar a qualidade do atendimento de urgência, o Estado também investiu na construção de novas estruturas e na modernização das bases existentes, proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais, maior eficiência logística para as ambulâncias e a descentralização do serviço. Como resultado, foram inauguradas quatro bases de Unidades de Suporte Avançado em Itapema, Concórdia, Curitibanos e São Lourenço, além da implantação de novas Unidades de Suporte Básico em 25 municípios.
Com investimentos contínuos, ampliação da estrutura e fortalecimento das equipes, o SAMU de Santa Catarina segue como peça fundamental da rede de urgência e emergência, garantindo atendimento rápido, qualificado e cada vez mais próximo da população.



















