Após o investimento de mais de R$ 250 mil, o Governo fumacense realizou nesta quinta-feira, 14, o ato de entrega da obra de implantação do Centro de Bem-Estar Animal no município. Situado no bairro Industrial, o antigo pavilhão, que antes era uma obra abandonada, foi totalmente reestruturado e hoje conta com infraestrutura para a realização de atendimento médico veterinário, castração e atender os animais durante o processo de recuperação pós-operatório.
“Estamos muito felizes com essa conquista. Além de contar com uma infraestrutura mais adequada para realizar os atendimentos, vamos conseguir ofertar o cuidado ideal aos animais de rua em recuperação, bem como aqueles que são acolhidos por tutores em situação de vulnerabilidade social”, destaca a engenheira ambiental e diretora da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), Silvia Sartor Roseng.
O prefeito Agenor Coral comemorou a entrega do novo espaço, destacando a importância do Centro de Bem-Estar Animal para a saúde pública, além do bem-estar animal. “Este investimento não só melhora a qualidade de vida dos animais, mas também contribui diretamente para a saúde pública da nossa cidade. Esse serviço é um passo importante na nossa luta por uma Morro da Fumaça mais cuidadosa e responsável com os animais”, afirmou.
A implantação do Centro do Bem-Estar Animal teve início no mês de agosto de 2023, quando o Governo Municipal destinou o pavilhão à causa animal. Para a criação do espaço, o imóvel foi dividido em consultório, salas de medicamentos, sala de procedimentos, estoque, copa, recepção e banheiros.
“A inauguração do Centro é uma etapa fundamental para a implantação de um serviço que será essencial para a promoção de políticas públicas voltadas ao cuidado e proteção dos animais em Morro da Fumaça”, acrescentou o vice-prefeito e prefeito eleito, Eduardo Guollo.
O ato de entrega da obra contou com a presença do deputado estadual, Rodrigo Minotto, que destinou R$ 100 mil para a execução do projeto. “Este é um compromisso que assumimos com Morro da Fumaça, e estamos muito felizes em poder contribuir com a realização deste projeto. Vamos continuar trabalhando juntos para garantir mais qualidade de vida para a nossa população e bem-estar aos animais”, pontuou o parlamentar.
Também marcaram presença no ato, a agente da Polícia Civil, Luiza Brunato Weber, a vereadora Simoni Almeida (PP), o vereador eleito, Doquinha (PP), a secretária de Saúde e vereadora eleita, Marijane Felippe (PP), o secretário de Infraestrutura, Natan Felipe, o coordenador do Departamento de Trânsito, William Bruning, a coordenadora do Departamento de Agricultura, Patrícia Coral, o vice-prefeito eleito, Davi Pellegrin, e o representante da Ong Vida de Cão, Eduardo Costa.
Serviço terá expediente às segundas-feiras
A partir da próxima semana, o Centro de Bem-Estar Animal terá expediente todas as segundas-feiras, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Neste período, o médico veterinário estará no local para a realização de atendimentos clínicos. O agendamento das consultas deve ser realizado por meio do telefone (48) 3434-4497. Para o atendimento é necessário que o tutor do pet a ser atendido tenha em mãos um documento pessoal com foto e comprovante de residência indicando ser de Morro da Fumaça.
No local também serão realizados os atendimentos relacionados ao horto florestal, que fica no terreno ao lado. Atualmente, o serviço conta com três mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica à disposição da população.
Texto e fotos: Daiana Carvalho