A primeira turma de Técnicas de Sondagem voltada exclusivamente para mulheres se formou na noite desta quarta-feira, dia 4. As 13 alunas receberam o certificado após concluírem mais um curso ofertado pelo projeto Escola Profissional Municipal, do Governo de Içara, com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da empresa Librelato.
“É uma realização. Eu estava procurando oportunidades de trabalho, e o curso veio em uma boa hora para eu me qualificar. Hoje em dia, só com a qualificação para conseguirmos um bom emprego. Foi um aprendizado e tanto”, externa a formanda Mirele Jesuíno de Jesus, moradora do bairro Tereza Cristina.
O curso de Técnicas de Soldagem é um dos mais visados em Içara, tendo em vista a alta demanda existente no município nesta área. “Os cursos são escolhidos em contato direto com o setor produtivo, que mantém uma busca incessante por mão de obra qualificada. O projeto tem sido um case de sucesso, já formamos quase 700 profissionais desde 2021 para atuarem em diversos segmentos industriais”, salienta a prefeita Dalvania Cardoso.
Início de mais uma turma
Nesta terça-feira, 3, uma nova turma de Técnicas de Soldagem iniciou as aulas na Librelato, com 20 inscritos. As aulas acontecem no período noturno, às terças e quintas-feiras, com a duração 80h curriculares. A previsão é de que essa turma conclua a capacitação em dezembro.
“Qualificar as pessoas para o mercado de trabalho é o propósito do Senai, poder levar cursos de qualidade e oportunizar conhecimento é o que nos move. Hoje estamos celebrando mais uma formatura com uma alegria a mais, pois estamos formando a primeira turma de um curso de soldador somente para mulheres. São 13 alunas aptas ao mercado de trabalho na área de solda, provando que as mulheres podem sim acessar as diversas áreas industriais que temos e poder contribuir com seu trabalho”, comenta Izamara Fabre Custódio, supervisora dos cursos de curta duração do Senai.
Escola Profissional Municipal com inscrições abertas para quatro cursos
No momento, o projeto do Governo Municipal está com o período de inscrições em andamento para novas turmas de Técnicas de Soldagem, Panificação e Confeitaria, Eletricista Instalador Industrial e Pedreiro de Alvenaria. Os interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, no Paço Municipal Ângelo Lodetti, até o dia 9 de outubro, para confirmar a vaga – que são limitadas.
Para participar, é necessário morar em Içara, ser alfabetizado e ter mais de 16 anos. No caso da Librelato, a empresa exige que o aluno tenha mais de 18 anos. Nesta oportunidade, serão ofertadas, ao todo, 140 vagas. Os editais podem ser conferidos no link: bit.ly/editaisprofissionalizantes.