segunda-feira, 31 março, 2025
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Governo de Içara apresenta balanço de ações em encontro com imprensa

O Governo Municipal de Içara realizou na tarde desta quinta-feira, dia 8, um encontro com a imprensa regional. Na oportunidade, foram apresentados o balanço de atividades no primeiro semestre, a nova marca e o novo slogan do governo e o selo alusivo aos 60 anos de emancipação político-administrativa do município. O encontro foi liderado pela prefeita Dalvania Cardoso e o vice-prefeito Jandir Sorato, mas contou com a participação de secretários e gestores municipais.

O balanço foi revelado através de um vídeo no qual apareceu um pequeno resumo das atividades. “Nossa cidade é uma cidade de trabalho. A marca apresentada hoje revela a vocação de nosso povo que é a mesma do nosso governo: trabalho”, comentou a prefeita. “Foi um encontro mais informal do que efetivamente uma entrevista coletiva. Foi um primeiro grande encontro com a imprensa para que pudessem conhecer nossa equipe também parta que tivéssemos a oportunidade de nos colocar à disposição para bem informar sempre nossa população”, completou.

Abaixo, segue um pequeno resumo com duas ações por cada secretaria conforme a apresentação feita na tarde desta quinta-feira:

SAÚDE

Ø    A grande ação deste primeiro semestre na saúde foi o Zera Fila. O programa fechou o período com a entrega de 2.066 autorizações para procedimentos como exames, consultas, cirurgias e até próteses dentárias. Com isso, foi possível reduzir a espera em 53,3% na média para pelo menos 15 procedimentos.

Ø     

Ø    R$ 50 mil reais por mês a mais ao hospital São Donato e R$ 52 mil reais mensais para a UTI de retaguarda do Rio Maina em Criciúma.

CULTURA

Ø    Dois bailarinos aprovados em audição na Escola do Teatro Basileu França em Goiânia. Ambos já estão morando e estudando na capital de Goiás.

Ø    Escolha da bailarina Analisse Feltrin como embaixadora da marca Ballari no Brasil. Uma referência internacional na confecção de roupas para grupos artísticos.

PLANEJAMENTO

Ø    Criação da comissão de análise de loteamento. São realizadas reuniões todas as sextas-feiras entre técnicos do planejamento e da Fundai para agilizar processos.

Ø    Contratação do Consulta Prévia Digital. O cidadão poderá consultar a situação do seu terreno de casa pela internet sem precisar vir à prefeitura. O sistema já está opera em fase de testes.

AGRICULTURA

Ø    Abertura e/ou alargamento de quase 21 quilômetros de vias públicas no interior.

Ø    1 quilômetro de ampliação da rede de distribuição de água na comunidade de São Sebastião.

EDUCAÇÃO

Ø    Aquisição de novo caminhão baú refrigerado para o transporte da merenda escolar com qualidade e segurança com investimento de mais de R$ 244.622,00.

Ø    Contratação do serviço de georreferenciamento, como projeto piloto, que irá permitir um transporte escolar inteligente. Uma revolução. O serviço irá permitir o monitoramento do deslocamento da frota, manutenção, consumo, e até a frequência dos alunos.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Ø    Mais de R$ 12,5 milhões de reais de recursos estaduais e federais já captados

Ø    R$ 12,6 milhões de recursos em processo de captação, incluindo uma emenda de R$ 1 milhão de reais para a Usina de Asfalto que irá permitir a implantação de um novo modelo de pavimentações na cidade.

FUNDAI

Ø    Criação de um novo sistema que integraliza todas as ações da Fundai em uma única plataforma on-line facilitando os protocolo e acompanhamento de processos e gerando economia de até 17 mil reais anuais ao município.

Ø    1240 castrações reduzindo o risco de animais de rua. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um acréscimo de 67%.

CONVÊNIOS COM ENTIDADES

Ø    R$ 1,9 milhão para o hospital São Donato.

Ø    O início do convênio com a Rede Feminina de Combate ao Câncer com o repasse de R$ 20 mil mensais. R$ 40 mil já foram depositados.

SERVIÇOS URBANOS

Ø    Distribuição de 11.040 metros cúbicos de saibro para recuperação de vias urbanas e rurais

Ø    12 km de valas desobstruídas, melhorando a vasão e evitando alagamentos.

Ø     

ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

Ø    O Governo Municipal abriu no início do ano o maior Refis da história da cidade, com isenção de até 98% de desconto em juros e multas, além da possibilidade de parcelar a dívida em até 24 vezes.

Ø    Economia de mais de R$ 2,7 milhões de reais em folha de pagamento.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Ø    Quase 250 auxílios dos mais variados atendendo necessidades de famílias vulneráveis. (auxílio Funeral, auxílio Natalidade, auxílio em situações de calamidade pública, vale transporte, certidões civis e outros).

Ø    Entrega de 70 escrituras de imóveis que foram regularizadas pelo programa Lar Legal.

CONSELHO TUTELAR

Ø    1561 atendimentos do Conselho Tutelar, envolvendo diligências, advertências, notificações no combate a maus tratos, fugas de casa, conflitos familiares e negligências familiares.

Ø    Além de atendimentos médicos, procedimentos cartorários e casos de omissão moral como mendicância, abuso sexual e todo tipo de vulnerabilidade contra os menores.Vídeo passado na coletiva: https://drive.google.com/file/d/14rFqRu2kvouT5P_UKxx3b90ROtWnLt4F/view?usp=sharing
Audio da coletiva: https://drive.google.com/file/d/1ktTmFm6TLqyN1KPyelGq7IeNtvjonVl0/view?usp=sharing

Colaboração: Decom PMI

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