Home GIBRAN LUNARDI Instalação da 3ª Vara na Comarca de Içara

Instalação da 3ª Vara na Comarca de Içara

344

A instalação de fato da terceira vara (cartório e gabinete judicial), em espaço já disponível no fórum da comarca de Içara/SC, é um desejo quase antigo de advogados, estagiários e servidores em geral. Digo quase antigo pois a luta já dura mais de oito anos. É uma geração que encontra-se estagnada. As maiores reclamações com relação aos processos da comarca de Içara são no que concerne à morosidade, à demora que os processos têm em sua tramitação.

Pela miscigenação de variedades de tipos de causas que a primeira e a segunda vara atuam, é perceptível e até de um modo compreensível esta lentidão. Pois bem, cada processo analisado possui um rito, uma forma diferente de ser conduzido, dependendo do tema que ele aborda. Isto acaba confundindo e atrapalhando o trabalho de servidores em geral.

Este tipo de problema tende a diminuir com a instituição de varas especializadas, a exemplo da vizinha comarca de Criciúma. Para destacar, podemos citar a existência de vara criminal, vara da família, vara da fazenda, vara da infância e juventude, e por aí vai… cada uma com a sua especialidade.

que está provocando tanta morosidade na tramitação de processos em Içara realmente é a falta de servidores e a instituição da 3ª vara, promessa que já está comemorando (negativamente) quase uma década. Enfim, o objetivo aqui não é polemizar o assunto, e sim efetuar uma cobrança das autoridades para que consigamos desafogar o sistema judiciário içarense, proporcionando às partes a duração razoável de um processo, bem como da efetividade da prestação jurisdicional.

Gibran Lunardi Aléssio
OAB/SC 43.593
(48)98811-6932
(48)99680-0222
(48)3432-7528

www.gibranalessio.jur.adv.br

Rua Donato Valvassori, 1176, Centro comercial Goulart, Sala 03, Centro, Içara/SC