sexta-feira, 16 janeiro, 2026
Ultimas noticias

Gestantes de Içara ganham “ultrassom natural”

Muito além do acompanhamento pré-natal realizado por meio das consultas médicas, as gestantes de Içara também participam ao longo dos meses de diversas ações de acolhimento promovidas pela Secretaria de Saúde. As ações, que fazem parte do projeto Educação Continuada, são coordenadas pela Atenção Básica do município e ocorrem em todas as Unidades de Saúde.

“No Grupo de Gestantes, são realizadas atividades como chás de bebê, rodas de conversa, palestras sobre parto humanizado e amamentação. Algumas mamães fazem apenas as consultas médicas, nem todas participam, pois é uma escolha pessoal, mas nas consultas de enfermagem salientamos a importância da participação e preparação, para que a gestante esclareça todas as suas dúvidas se se sinta segura para o parto”, explica a enfermeira, Janaína Prudêncio de Freitas.

Na terça-feira, dia 6, a enfermeira obstétrica Fernanda Claudio reuniu as gestantes do bairro Boa Vista para esclarecer dúvidas sobre o parto humanizado, com a criação de desenhos com pincéis e tintas, representando as posições dos bebês e todo o ambiente intrauterino. “O “ultrassom natural” foi desenvolvido por uma parteira mexicana. Ela estava grávida e os outros filhos ficaram curiosos para ver o bebê. Como morava em uma comunidade distante, sem acesso ao equipamento, ela mesma apalpou a barriga e fez o desenho, e viu o quanto o gesto foi importante para a família”, coloca a enfermeira

Segundo ela, o bebê faz parte de um imaginário. “Quando o desenhamos a mulher percebe a posição e a relaciona com os movimentos onde ele chuta, onde levanta o bumbum, por exemplo, fazendo com que as mulheres se apropriem ainda mais desta gestação”, ressalta. O gesto, que trabalha o vinculo concreto entre mãe e bebes, foi aprovado pelas gestantes que participaram do encontro. “Diferente do ultrassom que usa a tecnologia, aqui me senti muito mais acolhida e amada. Foi sem dúvidas, uma experiência muito gratificante”, coloca Luana Rodrigues Marcelino Réus, que aguarda ansiosamente pelo primeiro filho, Emanuel.

 

Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis