Educar por meio da conscientização contra as drogas foi o trabalho realizado pela Policia Militar (PM) com 470 alunos da rede de ensino de Içara, pelo Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd). Na noite de quarta-feira, dia 8, as crianças receberam o certificado de conclusão em uma formatura no ginásio Ergínio Januário Borges (módulo).
No total, foram 21 turmas, divididas em 11 escolas municipais e uma particular. Em Içara, o programa já atua desde 2001 com alunos do quinto ano do ensino fundamental. Até o fim de 2015, mais 350 crianças serão formadas no Proerd, compreendendo um total de 100% dos estudantes deste período.
O prefeito Murialdo Canto Gastaldon, comemorou o sucesso de mais uma edição do projeto, que leva o ensino social contra os males da sociedade. “O programa é muito importante para nossa sociedade. É cada vez mais urgente e necessário o envolvimento de todo cidadão contra as drogas e violência e ensinar desde muito cedo é fundamental”, frisou o Gastaldon. Ainda segundo ele, esta é uma semente plantada nos pequenos, que deverão exercer seu papel como cidadãos corretos.
Todo o trabalho realizado pelos instrutores da PM tem como finalidade evitar com que as crianças possam iniciar ou contribuir com algo ilícito, como álcool, drogas ou a própria violência. O ensino é passado tanto no aspecto psicológico ou físico.
Para primeira dama e madrinha do projeto na cidade, Ceneli Freitas Gastaldon, a contribuição do Proerd é fundamental para a vida futura das crianças. “É com muita alegria que apoio uma iniciativa que dá tão certo e contribui para o crescimento dos alunos. Vimos o quanto através disto, se ensina as crianças a serem pessoas melhores e ficarem longe dos males do mundo”, finalizou Ceneli.
Colaboração: Imprensa PMI



















