Essa dúvida é muito frequente e sempre recebo questionamentos a respeito de tomar ou não liquido durante as refeições.
– O ideal seria não tomar.
A hora da refeição deve ser prioridade para MASTIGAÇÃO, pois o líquido acaba fazendo com que a gente mastigue menos os alimentos e é importante ressaltar que a mastigação adequada é fundamental para a saciedade e a absorção de nutrientes. Além disso, a presença de líquido no estômago irá atrapalhar a ação do suco gástrico, e então a digestão será bem mais lenta, causando uma distensão abdominal.
A maioria das pessoas tem o costume de ingerir líquidos durante as refeições. E isso é repassado para as crianças, que muitas vezes acabam tomando o copo de água ou suco antes mesmo de dar a primeira colherada, o que não é o mais adequado.
O líquido vai saciar a criança mais rapidamente, já que vai ocupar lugar no estômago. Temos que deixar espaço para os alimentos, que irão nutrir o organismo.
– Evite deixar bebidas em cima da mesa durante o almoço e jantar.
– Ofereça os líquidos 30-40 minutos após a refeição, a água será sempre a melhor opção. O consumo de líquidos adoçados, como refrigerantes, sucos e refrescos, com outros alimentos pode contribuir para o aumento da densidade energética da refeição. Dê preferência para os sucos naturais, principalmente aqueles contendo frutas ricas em vitamina C, como acerola, laranja, limão, goiaba, caju, mamão, kiwi, entre outras, por auxiliarem na absorção do ferro.
– Atenção 1: Se você quer ganhar massa, e peso, você pode tomar algum suco antes das refeições ou 30 minutos depois! Assim você terá mais nutrientes e energia para ganho de massa.
– Atenção 2: Se seu objetivo é emagrecimento pode tomar água antes ou 30 minutos depois, nada de suco! No máximo suco de limão ou maracujá sem açúcar.
E não se esqueça: nos intervalos das refeições abuse da hidratação!