Programada para os dias 22 e 23 de outubro, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a ExpoMais 2024 vai discutir o futuro do trabalho, sob diferentes óticas. Apontado pelas macrotendências e pelo público que participa do evento, o tema pautará atividades e palestras de especialistas.
Entre os palestrantes já confirmados está Alexandre Pellaes, professor, pesquisador, especialista em temas relacionados ao significado do trabalho, novos modelos de gestão, protagonismo, RH, liderança e futuro do trabalho.
“Nos estudos que tenho acompanhado nos últimos meses, é possível identificar um descasamento entre os interesses dos trabalhadores e as práticas atuais de gestão e liderança”, comenta Pellaes.
“Alguns indícios ficam evidentes, quando sabemos que cerca de 55% das pessoas estão frustradas com seus trabalhos e que o maior motivador da frustração é falta de flexibilidade ou ainda quando vemos que o interesse número 1 dos jovens aponta para a qualidade de vida e não mais para oportunidades de carreira e sucesso”, acrescenta.
Ele observa que, mesmo em um mundo repleto de oportunidades tecnológicas, também se apresenta a necessidade de desenvolver relações de trabalho mais humanizadas e equilibradas. “Para lidarmos com esses desafios, certamente não tem receita, mas é preciso ‘colocar a mão na massa’”, entende Pellaes.
Provocação
O time de pensadores e pensadoras que estarão na oitava edição da ExpoMais tem confirmada também a presença do professor Clóvis de Barros Filho, consultor e autor, doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, que há mais de dez anos palestra no mundo corporativo.
“A pergunta é: você é feliz no seu trabalho ou será que você precisa que o trabalho acabe para ser feliz? Tipo no repouso ou na happy hour? Será que o valor que você atribui ao seu trabalho está na atividade do trabalho que você realiza? É preciso lembrar que esse futuro, assim como todo o futuro, começa agora”, provoca Clóvis de Barros Filho.
Cocriação
Apresentada por Sicredi Sul SC, Saúde São José e Carvão +, a oitava edição da ExpoMais tem cocriação de Acic, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Prefeitura de Criciúma, Satc, Sebrae, Senac, Sesi/Senai, Unesc e Unibave. E recebe o apoio institucional da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) e da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).
Novamente, os ingressos serão válidos para os dois dias de evento. As vendas do primeiro lote, a preços promocionais, já iniciaram e o link de compra está disponível em Expomais.com.