Professora Tatiana Barichello compartilhou informações sobre as vivências pessoais e profissionais morando há nove anos nos Estados Unidos
Os caminhos trilhados desde o ingresso como professora na Universidade em Criciúma até a atuação no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas foram abordados pela professora doutora Tatiana Barichello aos colegas docentes na Formação Permanente 2023 Unesc. A convidada participou de um bate-papo mediado pela pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, e pela coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, na ação que serviu de inspiração em diferentes aspectos, fechando em grande estilo a programação de três dias de atividades intensas.
Nas falas de Tatiana, os professores que lotaram a sala para ouvi-la puderam entender um pouco mais sobre o sistema de financiamento de pesquisas, a realidade do universo do pesquisador nos Estados Unidos e até a dinâmica escolar encontrada pela família, formada por ela ao lado do marido, também professor e doutor, João Quevedo, e os dois filhos que na época estavam em idade escolar. A conclusão, após comentar inúmeros pontos positivos e outros nos quais o cenário no Brasil apresenta vantagens, a doutora foi clara: após tantos anos de vivências no exterior ela tem ainda mais certeza de que o espaço de professor e pesquisador na Unesc é uma grande oportunidade.
“Por muitos motivos eu tenho a certeza de que ser pesquisador aqui é uma honra para todos nós que temos esse espaço. Aqui nós temos estrutura e apoio para termos alunos de pós-doutorado, de iniciação científica e um cenário extremamente adequado e agradável com mínimo de stress possível”, disse, em comparação aos desafios encontrados por lá.
Entre as principais diferenças para tal constatação, conforme a convidada, está a forma de financiamento do trabalho do professor pesquisador, que nos Estados Unidos precisa submeter seus próprios trabalhos de forma particular para concorrer a subsídios do governo para pagar seu próprio salário, assim como da equipe.
Há nove anos, quando foi com a família para os Estados Unidos com o desafio de organizar o Laboratório de Neurociências da Universidade, a ideia era ficar um ano adquirindo experiências e retornar ao Brasil com a bagagem para seguir a carreira profissional como docente na Unesc. Chegando lá e conquistando espaço na área, Tatiana e a família resolveram ficar. “Fomos muito bem recebidos e percebemos novas oportunidades para ir além, mas confesso que eu tive muita vontade de voltar para a Unesc. Sempre amei estar aqui e sou muito grata pelas portas que foram abertas para mim quando iniciei. O que sou hoje eu devo à Unesc porque acreditou em mim”, destacou aos colegas.
Para a pró-reitora de Ensino, ouvir o que Tatiana tem a dizer foi motivo de inspiração. “Tanto no sentido de entender tudo o que eles encararam e conquistaram na área lá no Texas, onde são extremamente reconhecidos em suas profissões, quanto no que diz respeito ao reconhecimento dos benefícios que temos aqui na Unesc e o compartilhamento sobre como somos privilegiados com as condições que a Universidade nos oferece. É um ânimo, um gás, para explorar novos sonhos, mas para que todos entendam também nosso lugar de fala”, pontuou Graziela.
Atividades com foco
A semana de Formação Permanente dos Docentes (FPD) contou com palestras e encontros focais. Em grupos divididos em encontros nesta terça, quarta e quinta-feira (14, 15 e 16/02), o corpo docente da Unesc discutiu cinco eixos temáticos: avaliação de processo de ensino e aprendizagem; política de formação e desenvolvimento docente; atenção aos estudantes e egressos; políticas de ensino e aprendizagem e política de educação inclusiva.
As propostas resultantes dos debates nos encontros serão compiladas e servirão como matéria prima para a criação de uma proposta coletiva para as políticas de ensino que integrarão o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Unesc.
Os frutos de momentos pensados estrategicamente para tais discussões, conforme Graziela, quem colhe são os alunos. “Tudo o que fazemos neste sentido se reverte em um professor mais engajado, motivado, atualizado e preparado dentro de sala de aula. Estamos alinhados e dispostos a entregar o melhor para os nossos alunos, sempre. Mais uma vez promovemos isso de forma significativa por meio da Formação Permanente”, avalia a pró-reitora.
Colaboração: Agecom