Muitos dos problemas que surgem em consultório, estão de alguma forma relacionados com as expectativas que se criam em relação aos outros e/ou situações e a posterior frustração. Conforme o dicionário expectativas são condições de quem espera para que algo aconteça: baseando-se em probabilidades ou vivências e o desejo intenso por algo próspero.
Aquela pessoa não teve a atitude que esperávamos dela, aquela situação não correu como tínhamos planejado, aquilo que ambicionamos para a nossa vida profissional e não acontece. Sabemos que criar expectativas é algo que acontece desde nossa infância. Então, se elas fazem parte de nossa existência desde cedo, como administrá-las corretamente?
– Identifique suas expectativas: primeiramente identifique o que espera da sua vida pessoal, profissional e das relações que lhe cercam. Quando refletimos sobre isso, conseguimos lidar melhor com a incerteza dos resultados, sejam eles positivos ou negativos. É importante que elas sejam reais e coerentes, e que façam parte do seu projeto de vida.
– Esteja aberto para o inesperado: os imprevistos e desvios de rota acontecem diariamente e, de novo, é preciso estar preparado para lidar com essas situações e, o mais importante, aprender a tirar proveito delas. A partir do momento em que lidamos com pessoas, devemos entender que elas têm sua vida, suas experimentações e que vêem o mundo por outra perspectiva.
– Viva o presente: outra característica de quem cria muitas expectativas, é pensar demasiadamente no futuro. Seus pensamentos ficam na grande maioria criando cenários de momentos perfeitos ou imperfeitos. Somente o presente nos oferece a possibilidade de sermos melhores, o futuro ainda não existe. A única coisa da qual podemos ter certeza é do nosso agora.
Lembre-se: não podemos criar expectativas a partir daquilo que não está em nosso alcance.
Mariana Tramontin
Psicóloga Clínica CRP 12/17310
Atendimentos em Criciúma e Içara. Telefone para contato (48) 9.9961-5458.


















