Esta sexta-feira, dia 1º, será de conscientização em Içara. A equipe do Programa DST/HIV/AIDS, da Secretaria de Saúde, promoverá um dia com atividades alusivas ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. A programação inicia às 10 horas, na praça da Matriz São Donato, com a exposição de dez colchas de retalhos, confeccionadas por integrantes de instituições içarenses.
De acordo com a psicóloga do Programa DST/HIV/AIDS, Samira Abdenur, a exposição foi inspirada no memorial criado nos Estados Unidos, em 1987, para lembrar das pessoas que morreram de doenças relacionadas à AIDS.
“A tradição diz que as colchas são costuradas a partir de múltiplos fragmentos, cada um simbolizando a vida abreviada de um portador. Em nossa cidade, trazemos a ideia da colcha, para mobilizar a sociedade civil ao longo dos meses e não somente em dezembro, com foco na questão da prevenção e disseminação da epidemia”, explica Samira.
“A quilts (colchas) são consideradas as maiores peças de artesanato comunitário do mundo. Queremos com este evento conscientizar sobre a prevenção das DSTs, mais especificamente a AIDS, e discutir sobre o preconceito contra os portadores”, acrescenta a secretária de Saúde, Lucimara Ferreira.
Ainda durante a sexta-feira, ocorrerão apresentações da Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE). A ação encerra à noite com uma missa, presidida pelo padre Antonio Vander. Após a celebração religiosa, haverá a apresentação do Coral Show Criança Feliz.
Colaboração: Ascom PMI