quinta-feira, 18 setembro, 2025
Ultimas noticias

Estudantes da rede municipal embarcam para Olimpíada Internacional de Matemática no Japão

A rede municipal de ensino de Criciúma será representada internacionalmente mais uma vez. Isso porque um grupo de nove estudantes de 13 e 14 anos, além de profissionais da Secretaria de Educação do Município, embarca rumo a Tóquio, no Japão, onde acontecerá a Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) 2025 – Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia. A viagem inicia na próxima terça-feira (29) e a competição será realizada de 2 a 6 de agosto, com a participação de representantes de 13 países da Ásia e Europa, como Cingapura, China, Coreia do Sul, Bulgária e Malásia.

 

A equipe de Criciúma é composta por 17 pessoas, incluindo os seguintes alunos do 8º e 9º anos: Lucas Zeferino Ugioni, Kauã Goulart André e Emanoel Matia Soares (EMEB Hercílio Amante); Miguel Nunes Goudinho, Mateus Maer Werlang Motta e Marina Olímpio Linemburguer (EMEB Jorge da Cunha Carneiro); e Enzo Rocha de Souza, João Antônio Fortuna Barbosa e Laura Mastella de Freitas (EMEBPS Professora Maria de Lourdes Carneiro).

 

Professoras responsáveis pela preparação, gestores das unidades escolares envolvidas, a coordenadora de Matemática da rede municipal, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, e a secretária de Educação de Criciúma, Geovana Benedet Zanette, completam a comitiva. Esta será a quarta participação da cidade em uma olimpíada fora do Brasil.

 

“Para a Administração Municipal e a nossa Secretaria de Educação, a participação na AIMO 2025 representa uma importante ação de valorização do talento estudantil, fortalecimento do currículo das escolas públicas e consolidação de Criciúma como referência em educação matemática. Desde 2018, a rede municipal vem se destacando em olimpíadas regionais, nacionais e internacionais, com resultados consistentes e expressivos”, avalia Geovana.

 

Preparativos para o desafio em Tóquio

 

A competição internacional consiste em uma prova totalmente em língua inglesa, com duração de 120 minutos, dividida em três seções, totalizando 30 questões com diferentes níveis de dificuldade e pontuação. Mais do que a avaliação acadêmica por meio do teste de habilidades matemáticas, o evento também promove uma experiência de intercâmbio em conhecimento e cultura, reunindo jovens de diversas nacionalidades em um ambiente de aprendizado e convivência.

 

Como parte da preparação, os estudantes selecionados estão participando de um curso intensivo de matemática, com foco em resolução de problemas e raciocínio lógico avançado. “Paralelamente, recebem aulas de inglês instrumental, voltadas à compreensão de vocabulário matemático e leitura de provas internacionais, com foco em conversação básica e tradução de termos técnicos. Esse investimento educacional contribui diretamente para o fortalecimento das competências lógico-matemáticas, a formação cidadã e multicultural dos estudantes, bem como a valorização da escola pública e de seus profissionais”, comenta a coordenadora Karine.

 

A conquista da vaga na AIMO 2025 é resultado do excelente desempenho dos estudantes na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF), promovida em maio de 2024 e que envolveu 28 unidades de ensino da rede municipal. Ao todo, 81 turmas foram premiadas em níveis estadual e nacional, sendo 11 delas com medalha de ouro.

 

Com base nesses resultados, uma Prova Interna de Seleção foi aplicada a 111 estudantes, nas dependências da Secretaria de Educação e da escola Filho do Mineiro. A avaliação definiu os nove melhores estudantes das três escolas com maior destaque, os quais embarcam para Tóquio.

 

Sobre a competição

Asia International Mathematical Olympiad é uma iniciativa conjunta das três melhores instituições internacionais dedicadas ao estímulo do ensino da matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, The China Education Research Association e The Hong Kong Mathematical Olympiad Association. A missão da AIMO é estimular o interesse pela matemática e promover a melhoria do seu aprendizado, aumentando a amizade e a cooperação de adolescentes de diferentes países/regiões.

A competição é realizada anualmente desde 2012 e conta com a participação de mais de dois mil estudantes de 20 países, convidados pelas secretarias regionais da AIMO. Participam das edições estudantes desde o segundo ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. No Brasil, o intercâmbio do evento é organizado pela Rede POC.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis