A Associação Empresarial de Criciúma realizou nesta quarta-feira, 26, a cerimônia de premiação dos medalhistas da nona edição do Prêmio Acic de Matemática e da segunda edição do Prêmio Acic de Língua Portuguesa. O evento, realizado na sede da entidade, reuniu estudantes, familiares, professores, diretores e gestores escolares.
O momento foi de reconhecimento ao desempenho estudantil e ao compromisso com a educação pública. “Premiar os medalhistas é reconhecer aqueles que se destacaram ao longo do concurso, mas também estimular os demais estudantes a continuar se esforçando para obter um resultado ainda melhor na próxima edição”, declara o presidente da Acic, Franke Hobold.
A cerimônia marcou a entrega das medalhas aos finalistas do Prêmio Acic de Língua Portuguesa, que contou com a participação de mais de 2,6 mil estudantes dos sextos e sétimos anos do ensino fundamental de 30 escolas municipais de Criciúma. Ao todo, houve 112 medalhistas, sendo 17 de ouro, 50 de prata e 45 de bronze.
A premiação de ambos os concursos contemplou os estudantes com medalhas e certificados. Também foram entregues as premiações ao estudante com a maior pontuação no concurso e aos professores e escolas dos medalhistas de ouro. Os medalhistas também foram contemplados com bolsas de estudo em Inglês oferecidas pela Rockfeller, e os estudantes destaque receberam ainda um Kindle.
A estudante Samara Beatriz da Silva Santos, aluna do 7º ano da Escola Rubens de Arruda Ramos, destacou a surpresa ao receber o primeiro lugar, sendo destaque do prêmio ao gabaritar a prova.
“Fiquei muito surpresa quando chamaram o meu nome. Eu fiz a prova confiante, mas não imaginava que seria destaque. Foi uma experiência incrível e quero participar das próximas edições para continuar melhorando”, conta.
Matemática
Na área de Matemática, o prêmio alcançou expressiva participação regional. Na nona edição, participaram da primeira fase 19.700 estudantes do quinto ao nono ano, de 151 escolas municipais e estaduais de 13 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Maracajá, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.
Desses, 1.193 estudantes participaram da segunda fase, realizada na sede da Acic. Entre eles, 99 conquistaram medalhas, distribuídas em dez de ouro, 34 de prata e 55 de bronze.
Para o aluno Jhon Alysson Gomes Destro, do 9º ano da Escola Quintino Rizzieri (Içara), conquistar o ouro pela terceira vez e alcançar o título de destaque geral foi inesquecível. “É uma alegria muito grande receber esse certificado, depois de tanto estudo. Nunca imaginei que teria gabaritado a prova, e esse momento vai ficar gravado na minha memória para sempre”, afirma.
Também gabaritou a prova o estudante Lucas Zeferino Ugioni, do 9º ano da Escola Hercílio Amante, em Criciúma. Ele conta que percebeu, ainda durante a avaliação, que poderia alcançar um resultado expressivo. “Quando fui fazendo a prova, vi que não estava tão difícil e fiquei confiante. Até comentei com meus familiares que talvez tivesse gabaritado. Ouvir meu nome no palco confirmou essa sensação”, relata.
Dedicação
A coordenadora dos prêmios, professora Marlene Pires, destaca a dedicação de todos os envolvidos no projeto. “Parabenizamos não só os medalhistas, mas a todos que participaram e se esforçaram para conseguir boas notas. Também agradecemos a todos que se empenharam na realização dos concursos, gestores, educadores e familiares”, pontua.
A educadora ressalta ainda a importância do trabalho técnico e pedagógico desenvolvido ao longo do ano. “Nossa gratidão também à equipe técnica responsável pela elaboração das provas, capacitação dos professores de Matemática e de Língua Portuguesa e desenvolvimento do relatório de avaliação que será disponibilizado às escolas”, afirma Marlene.
Importância da ação
Os Prêmios Acic de Matemática e de Língua Portuguesa reforçam o compromisso da entidade com a educação regional, estimulando o protagonismo estudantil, o desenvolvimento intelectual e o fortalecimento da rede de ensino.
As autoridades presentes também destacaram o papel transformador da iniciativa. A exemplo do diretor da Acic, Manfredo Guedes Pereira Gouvêa Júnior, que reforçou a importância da persistência entre os estudantes. “A mensagem que queremos deixar é: não desistam. Este evento não é apenas para quem recebe medalha, mas para todos que participaram. Vocês é que vão construir o futuro deste país”, frisa.
A


















