quinta-feira, 28 novembro, 2024
Ultimas noticias

Espetáculo de dança catarinense é premiado na Funarte

No dia 6 de julho, quarta-feira, às 20h, o Festival Acessibilidança Virtual lança a montagem Masculino Diverso, da Cia. Lápis de Seda, de Santa Catarina. O espetáculo abre a segunda fase do evento, com espetáculos premiados da Região Sul. Na sequência, serão exibidas duas performances do Rio Grande do Sul: Uma Fronteira Diferente, da Cia. Giro Livre, no dia 8; e Transversus, do Grupo Ballet de Pelotas, no dia 13 de julho. As montagens, com recursos de Libras e audiodescrição, ficarão disponíveis para acesso gratuito no canal da Funarte no YouTube (www.youtube.com/funarte). Os demais projetos contemplados nas outras regiões do Brasil serão exibidos até setembro.

O Festival Funarte Acessibilidança Virtual foi criado a partir das ações do Edital Dança Acessível – Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual. No concurso, foram contemplados 25 projetos de vídeos de espetáculos com foco na acessibilidade e no ineditismo e que promovam o acesso online de pessoas com algum tipo de deficiência visual e/ou auditiva. Os prêmios foram distribuídos para grupos de dança das cinco regiões do país: Região Norte, Região Sul, Região Nordeste, Região Centro-Oeste e Região Sudeste. O objetivo do programa é valorizar e fortalecer a expressão da dança brasileira, além de fomentar a democratização, a inclusão e a acessibilidade a essa arte milenar.

Masculino Diverso, da Cia. Lápis de Seda, de Santa Catarina (SC), inicia a programação da Região Sul, no dia 6 de julho. Cinco bailarinos, com e sem deficiência intelectual e/ou múltipla, dividem o palco com um quarteto musical, que toca ao vivo e interage com a coreografia em momentos relevantes da montagem. A criação coreográfica reflete gestos e movimentações que o grupo vivencia fora dos palcos como, por exemplo, nas ruas, casas, famílias e comunidades. “O que é ser homem?”, o grupo se pergunta e tenta responder a essa questão. Toda a energia que se vai nessa tentativa de se enquadrar a um modelo normativo da masculinidade é retratada por meio de molduras, que compõem o ambiente cênico, “enquadrando” e “desenquadrando” os bailarinos em diferentes situações.

Já a Cia. Giro Livre, do Rio Grande do Sul (RS), apresenta Uma Fronteira Diferente, no dia 8 de julho. A vídeodança mostra as peculiaridades da fronteira, relacionando os países Brasil e Uruguai, por meio das cidades Santana do Livramento e Rivera. O espetáculo busca priorizar os artistas locais, compositores, cantores e bailarinos. A montagem exibe coreografias regionais estilizadas do folclore gaúcho e uruguaio, passando pelo tango, samba e forró, ritmos que diferenciam bem os dois países. Na abertura e no encerramento, o grupo apresenta o Parque Internacional, praça que pertence aos dois países, dançando em frente ao marco e às bandeiras da fronteira.

No dia 13 de julho, o Grupo Ballet de Pelotas, também do Rio Grande do Sul (RS), exibe Transversus. O espetáculo é uma obra poético-documental construída a partir dos atravessamentos vivenciados pela companhia de balé durante o período pandêmico. A performance traz novos olhares e possibilidades em dança, a partir de uma montagem audiovisual que promove diálogos de movimento entre corpos diversos e espaços múltiplos, aliando recursos de Libras, legendagem e audiodescrição na produção de um trabalho acessível com grande potencial artístico.

O Festival Funarte Acessibilidança Virtual estreou no dia 8 de junho, com o espetáculo TA – Sobre Ser Grande, do Corpo de Dança do Amazonas (AM), dando início às participações dos contemplados da Região Norte. Na semana seguinte, foi apresentado Acesso Concedido, da Cia. de Dança Nosso Jeito, do Pará (PA). Dias depois, mais uma montagem premiada do Pará (PA), Graúna – Viver de Carimbó, do Centro Cultural Banzeiro, foi exibida na plataforma digital. O Grupo Acemda, de Rondônia (RO), lançou Batuques da Floresta e, na outra semana, o espetáculo Sobre Si, da Cia. Lamira Artes Cênicas, do Tocantins (TO), encerrou a agenda da região. Lembrando que essas montagens já estão disponíveis na plataforma e com acesso gratuito.

Os vídeos dos 25 espetáculos premiados em todas as regiões do país serão publicados no canal da Funarte no YouTube, às quartas e sextas-feiras, às 20h.

2ª edição do Festival Funarte Acessibilidança Virtual

Acesso gratuito no canal: www.youtube.com/funarte

Com audiodescrição e Libras

Os vídeos ficarão disponíveis no canal da Funarte após a exibição

                    

Agenda dos contemplados da Região Sul

Dia 6 de julho, quarta-feira, às 20h

Estreia com exibição do espetáculo Masculino Diverso, da Cia. Lápis de Seda, de Santa Catarina (SC)

Dia 8 de julho, sexta-feira, às 20h

Montagem de dança Uma Fronteira Diferente, da Cia. Giro Livre, do Rio Grande do Sul (RS)

Dia 13 de julho, quarta-feira, às 20h
Espetáculo Transversus, do Grupo Ballet de Pelotas, do Rio Grande do Sul (RS)

Colaboração: Assessora de imprensa – Equipe CCOM Funarte

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis