Com propósito de estreitar ainda mais os laços de amor entre mãe e filho, e propagar cuidados terapêuticos, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Liri reuniu algumas mamães nesta quarta-feira, dia 27, para o ensinamento de duas técnicas de massagem, a “Shantala” e o “Toque da Borboleta”, técnicas leves e suaves de massagem em bebês.
“O toque é uma forma de conhecer melhor a minha filha. A Marcela tem quatro meses e pude através desta vivência aprender técnicas que proporcionarão momentos de afeto e amor entre eu e meu bebê”, destaca uma das participantes do encontro, Cristina Marques.
“A convivência entre mamãe e bebê que se inicia desde a concepção vai evoluindo ao longo de toda a relação, gestação, parto e o convívio diário após o nascimento. É dessa convivência que mãe e filho se conhecem ainda mais, em uma relação de intimidade que vai crescendo e se desenvolvendo aos poucos”, explica a enfermeira e secretária de Saúde, Lucimara Ferreira.
“O toque constitui parte fundamental e essencial para o desenvolvimento humano saudável. É muito mais importante que qualquer palavra e se enquadra na comunicação não verbal. É uma das melhores maneiras de criar vínculos afetivos que transmitem segurança e conforto”, finaliza a enfermeira, que mediou a vivência, Shirley Gazola Cardoso.
Colaboração: Imprensa PMI